[:pt]
Desde o início de seu mandato, o presidente argentino Mauricio Macri adotou o tom do empoderamento feminino, seguindo a postura mundial de luta pela igualdade de gênero, e cercou-se de mulheres no poder. Nesse sentido, nomeou mulheres para ministérios considerados postos-chaves. O Ministério das Relações Exteriores, por exemplo, é comandado por Susana Malcorra. Ela foi chefe de gabinete do Secretário Geral da ONU, Ban ki Moon, é engenheira elétrica de carreira e diplomata. Possui mais de 12 anos de experiência como alta executiva da ONU.
Para o Ministério da Segurança foi nomeada Patricia Bullrich, de família tradicional, formada em ciências sociais, com histórico político marcado pela sua ligação com a juventude peronista e outros movimentos políticos e sociais. Mantendo a linha da diversidade, Patricia nomeou para sua equipe a transexual Mara Pérez Reynoso, líder de um grupo homossexual, como coordenadora nacional de diversidade.
Outra mulher de destaque no Governo é a ministra do Desenvolvimento Social, a advogada Carolina Stanley. Além dessas nomeações femininas, a Vice-Presidência da República Argentina também é exercida por uma mulher, Gabriela Michetti, que é formada em Relações Internacionais e viu sua vida ser abalada após um acidente de carro, em 1994, quando se tornou cadeirante.
O Governo Macri tem se mostrado bastante eclético em sua composição e tem pela frente grandes desafios de luta pelas minorias, tais como: o casamento homoafetivo, o direito dos deficientes físicos e os constantes embates das mulheres pela igualdade de gênero.
A presença feminina em postos de tomada de decisão em um governo na Argentina é das maiores na história do país, ocupando posições de relevância e não apenas postos decorativos. Diante desse cenário, o presidente Macri tem reiterado que respeita e apoia a presença feminina no seu governo, afirmando que “a mulher tem muito para contribuir com sua liderança, sua abertura ao diálogo, sua tolerância, seu olhar crítico e essa energia intuitiva que complementa o olhar do homem”.
———————————————————————————————–
Imagem 1 “Gabriela Michetti – Vice–Presidente da Argentina, posse em dezembro de 2015” (Fonte):
https://es.wikipedia.org/wiki/Gabriela_Michetti
Imagem 2 “Susana Malcorra – Ministra das Relações Exteriores” (Fonte):
https://en.wikipedia.org/wiki/Susana_Malcorra
Imagem 3 “Patricia Bullrich – Ministra da Segurança da Argentina” (Fonte):
https://en.wikipedia.org/wiki/Patricia_Bullrich
Imagem 4 “Carolina Stanley – Ministra do Desenvolvimento Social” (Fonte):
https://es.wikipedia.org/wiki/Carolina_Stanley
[:]