LOADING

Type to search

[:pt]O destaque das Mulheres no Governo da Argentina[:]

Share

[:pt]

Desde o início de seu mandato, o presidente argentino Mauricio Macri adotou o tom do empoderamento feminino, seguindo a postura mundial de luta pela igualdade de gênero, e cercou-se de mulheres no poder. Nesse sentido, nomeou mulheres para ministérios considerados postos-chaves. O Ministério das Relações Exteriores, por exemplo, é comandado por Susana Malcorra. Ela foi chefe de gabinete do Secretário Geral da ONU, Ban ki Moon, é engenheira elétrica de carreira e diplomata. Possui mais de 12 anos de experiência como alta executiva da ONU.

Para o Ministério da Segurança foi nomeada Patricia Bullrich, de família tradicional, formada em ciências sociais, com histórico político marcado pela sua ligação com a juventude peronista e outros movimentos políticos e sociais. Mantendo a linha da diversidade, Patricia nomeou para sua equipe a transexual Mara Pérez Reynoso, líder de um grupo homossexual, como coordenadora nacional de diversidade.

Outra mulher de destaque no Governo é a ministra do Desenvolvimento Social, a advogada Carolina Stanley. Além dessas nomeações femininas, a Vice-Presidência da República Argentina também é exercida por uma mulher, Gabriela Michetti, que é formada em Relações Internacionais e viu sua vida ser abalada após um acidente de carro, em 1994, quando se tornou cadeirante.

O Governo Macri tem se mostrado bastante eclético em sua composição e tem pela frente grandes desafios de luta pelas minorias, tais como: o casamento homoafetivo, o direito dos deficientes físicos e os constantes embates das mulheres pela igualdade de gênero.

A presença feminina em postos de tomada de decisão em um governo na Argentina é das maiores na história do país, ocupando posições de relevância e não apenas postos decorativos. Diante desse cenário, o presidente Macri tem reiterado que respeita e apoia a presença feminina no seu governo, afirmando que “a mulher tem muito para contribuir com sua liderança, sua abertura ao diálogo, sua tolerância, seu olhar crítico e essa energia intuitiva que complementa o olhar do homem”.

———————————————————————————————–                    

Imagem 1 Gabriela Michetti VicePresidente da Argentina, posse em dezembro de 2015” (Fonte):

https://es.wikipedia.org/wiki/Gabriela_Michetti

Imagem 2 Susana Malcorra Ministra das Relações Exteriores” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Susana_Malcorra

Imagem 3 Patricia Bullrich Ministra da Segurança da Argentina” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Patricia_Bullrich

Imagem 4 Carolina Stanley Ministra do Desenvolvimento Social” (Fonte):

https://es.wikipedia.org/wiki/Carolina_Stanley

[:]

Jamile Calheiros - Colaboradora Voluntária

Bacharel em Relações Internacionais e Direito, com especializações em Direito Público Municipal e em Política e Estratégia. Aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração pela UFBa. Possui experiência na área jurídica adquirida em estágios em escritórios de advocacia, Petrobrás, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Tem experiência internacional, em Dublin – Irlanda. Diretora Institucional da BBOSS. Voluntária [email protected] - Project Management Institute – Capítulo Bahia, Diretoria de Alianças e parcerias desde Agosto de 2015.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!