LOADING

Type to search

14º Festival Internacional de Língua & Cultura

Share

A cidade de São Paulo foi palco para a décima quarta edição do Festival Internacional de Língua e Cultura (IFLC, na sigla em inglês), que foi promovida pelo Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), com apoio do Itaú Cultural e da Prefeitura de São Paulo.  O Evento foi realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro no Auditório do Ibirapuera, dentro do Parque do Ibirapuera, localizado na região sul da capital paulista (a cidade de São Paulo) e contou com a casa cheia nos dois dias de evento.

Sua primeira edição foi na Turquia, em 2003, e, a partir do ano de 2013, passou a ser realizado em outros países, além das cidades turcas, sendo a atual edição a primeira na América Latina. O IFLC conta com representantes de mais de 145 nacionalidades, apresentando diversas atrações musicais e teatrais para mostrar ao público um pouco da cultura de cada nação.

Jovens e adolescentes dos Estados Unidos, Filipinas, México, Paraguai, Iraque, África do Sul, Portugal, Moçambique, Argentina, Índia, Marrocos, Alemanha, Ucrânia, Cazaquistão, Geórgia e Brasil irão se apresentar em outras regiões do mundo no decorrer de 2016, com o objetivo de aumentar as relações culturais entre os países-sede. Mustafa Göktepe, presidente da CCTB, esperava realizar esse evento no Brasil desde o ano de 2007, por achar que o país tem a “cara do evento”, graças a sua grande diversidade cultural e étnica.

Em entrevista concedida para o CEIRI, Göktepe afirmou estar muito satisfeito por ter conseguido trazer o Evento para São Paulo, bem como que os jovens brasileiros escolhidos representarão bem o país nas próximas edições, e irão aumentar a agenda cultural Brasil-Turquia, uma relação que ele considera longa e saudável.

Os próximos eventos deste ano (2016) serão realizados nos Estados Unidos, Moçambique, África do Sul, Índia, Rússia e Austrália. O sucesso até então conquistado é esperado em suas próximas edições. Assim, o evento poderá ser ampliado no próximo ano, com mais representantes e com novas sedes.

———————————————————————————————–

Imagem (Fonte):

Fabrício Bomjardim

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta