LOADING

Type to search

A crise política no governo da Groelândia

Share

A Groelândia é um território autônomo do Reino da Dinamarca, desde 1979, localizada nas proximidades da costa leste do Canadá. A Ilha possui pouco mais de 55.000 habitantes e um Parlamento unicameral (Inatsisartut), composto por 31 membros eleitos.

A atual crise política se deve aos desentendimentos partidários na região, quando, em 9 de setembro deste ano (2018), o Partii Naleraq (Partido da Independência) deixou o governo após discordar sobre o modelo de financiamento de 3 edifícios aeroportuários.

Kim Kielsen, Presidente do governo autônomo da Groelândia

O Presidente do governo autônomo, Kim Kielsen, do Siumut (Partido Social-Democrata) costurou alianças políticas nas últimas semanas para encerrar a situação de inércia do Inatsisartut. O resultado foi a composição de um governo com o Siumut, o Atassut (Partido da Comunidade) de tendência conservadora, e o Nunatta Qitornai (Partido Independentista), com inclinação separatista.

O objetivo do novo acordo é possibilitar que os partidos tenham pontos de convergência como a pesca, a extração de matérias-primas, e a economia, e desta forma dificultar a queda da nova administração. O jornal Jyllands Posten trouxe algumas palavras de Kielsen sobre o tema: “É um acordo de coalizão mais curto comparado ao último acordo”.

Os analistas destacam a rapidez com que a crise política foi resolvida, sem prejuízos à população e à economia, e também sinalizam o dinamismo democrático presente na sociedade groelandesa, que conseguiu reunir perspectivas comuns apesar da saída da maioria do Inatsisartut.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Nuuk, capital da Groelândia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5a/Nuuk_city_below_Sermitsiaq.JPG/1024px-Nuuk_city_below_Sermitsiaq.JPG

Imagem 2 Kim Kielsen, Presidente do governo autônomo da Groelândia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b7/Kim_Kielsen%2C_Siumut_%28S%29_Gronland._Nordiska_radets_session_i_Reykjavik_2010.jpg/640px-Kim_Kielsen%2C_Siumut_%28S%29_Gronland._Nordiska_radets_session_i_Reykjavik_2010.jpg

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!