LOADING

Type to search

A Dinamarca aumenta o consumo de biogás

Share

A Dinamarca é considerada um dos maiores produtores de energia verde do mundo. O Estado é conhecido pelos investimentos em energia eólica, com a construção de usinas ao longo de sua costa. Todavia, o setor de biogás tem tido amplo crescimento no país escandinavo, que é um dos únicos a distribuí-lo pela rede convencional de gás natural.

O biogás é uma substância feita a partir do aquecimento em tanque de resíduos orgânicos e esterco de animais. O uso desta simples fonte energética já é o suficiente para ajudar na diminuição dos índices de gás carbônico (CO2) e contribui para propagação da sustentabilidade.

Usina de biogás

Em julho deste ano (2018), o seu consumo entre os dinamarqueses foi de 18,6% de todo o gás utilizado no país. O dado pode parecer pequeno, mas representa um salto equivalente a 50% de consumo em relação a 2017. Com esse ritmo, a Dinamarca tende a alcançar rapidamente a meta de inserção do biogás até 2030.

O Jornal Copenhaguen Post destacou as palavras do Chefe regional da Energinet*, Jeppe Danø, sobre o assunto: “O biogás é o começo da transição verde maciça no sistema de gás e todo o setor de energia que pusemos em movimento, e a quantidade de biogás aumentará nos próximos anos até 2030, quando outros tipos de gás entrarão. É importante, já que estamos enfrentando uma enorme transição em nosso sistema de energia: uma transição para encontrar um sistema que emite uma quantidade líquida de zero CO2 em 2050”.

Os analistas compreendem que a transição para o biogás como matriz energética é um passo fundamental para a independência em relação aos hidrocarbonetos, e veem a medida com ânimo, frente ao desafio de estimular modelos baratos de energia sustentável no mundo.

———————————————————————————————–

Nota:

* Energinet: é o operador nacional dos sistemas de transmissão de eletricidade e gás natural da Dinamarca.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Mapa da Dinamarca” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/Denmark_-_Location_Map_%282013%29_-_DNK_-_UNOCHA.svg/1024px-Denmark_-_Location_Map_%282013%29_-_DNK_-_UNOCHA.svg.png

Imagem 2 Usina de biogás” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Biogas_plant_sketch.jpg

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!