LOADING

Type to search

A Dinamarca inaugura sua primeira usina de biogás

Share

No dia 2 deste mês (março), os dinamarqueses avançaram mais na direção da sustentabilidade, pois inauguraram sua primeira usina de biogás, a qual possui capacidade para atender a 4.000 residências por ano. A fábrica de biomassa utiliza de resíduos orgânicos animais e vegetais e localiza-se na cidade de Ikast-Brande, no centro da península da Jutlândia.

Usina de biogás

Os responsáveis pelo feito são as empresas Axel Månsson Øko, de agricultura, e a Nature Energy, de gás natural, as quais investiram 130 milhões de coroas dinamarquesas no setor (aproximadamente, 21,66 milhões de dólares, ou 70,29 milhões de reais, no câmbio de 7 de março de 2018), que já representa 10% do total da rede de gás do país. Com uma taxa tão expressiva, a nação escandinava já é o único Estado do mundo a ter uma proporção alta de biogás no seu sistema de distribuição.

A expectativa de crescimento do setor de biomassa é considerável, inclusive para a exportação, podendo gerar 20 mil empregos em toda a Dinamarca, e contribuir com o montante de 16 bilhões de coroas dinamarquesas por ano ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. Aproximadamente, 2,67 bilhões de dólares, ou 8,65 bilhões de reais, pelo câmbio de 7 de março de 2018.

O Jornal Copenhagen Post trouxe a afirmação do diretor administrativo da Nature Energy, Ole Hvelplund, sobre a questão e o mesmo sinalizou que “A Dinamarca poderia ser o primeiro país da Europa a se afastar completamente dos combustíveis fósseis. Já em 2035, deveria ser possível cobrir as necessidades de gás da indústria e casas particulares com biogás verde”.

Os analistas entendem o potencial mercadológico da ascensão do biogás no país como um fator positivo, à medida que o mesmo poderia ser um concorrente na produção de energia eólica, e, dessa forma, contribuir para a redução de custos e produção de excedente exportável. Nesse sentido, tem-se considerado importante o caráter de inovação tecnológica e o uso dos resíduos, seja para a transformação em gás, seja para a fabricação de fertilizante, pois é um exemplo eficaz da combinação entre a economia e o meio ambiente.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Cidade de IkastBrande, Dinamarca” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0c/Municipalit%C3%A9_d%27Ikast-Brande.png

Imagem 2 Usina de biogás” (Fonte):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Usinabiogas.JPG

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestre em Sociologia Política (2018) e Bacharel em Relações Internacionais (2014) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ vinculado a Universidade Cândido Mendes. Atualmente incorpora o quadro do CEIRI Newspaper, onde atua na qualidade de colaborador voluntário na produção de notas analíticas e conjunturais na área de política internacional europeia com ênfase nos Estados Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!