LOADING

Type to search

A importância do setor de gás natural norueguês

Share

A importância do setor de gás natural norueguês deve-se a seu caráter estratégico nas exportações do produto na Europa, por meio da estatal norueguesa Gassco[1], que detém 8.000 km de gasodutos no Mar do Norte.

No dia 1o de junho, reuniram-se o Ministro do Petróleo e da Energia da Noruega, Tord Lien, e o Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia, Miguel Arias, para a reunião do Diálogo União EuropeiaNoruega[2], cuja pauta centrou-se no estreitamento de relações comerciais, sobretudo no tocante a política energética do Bloco, que vê a Noruega como um elemento-chave da estratégia.

Após a reunião, consoante a comunicação para a imprensa, afirmou-se que “o bom funcionamento de mercados eficientes em energia são condições prévias para a segurança do abastecimento e desenvolvimento de uma política energética e climática eficaz na Europa[2]. Isto significa que para a política energética da União Europeia (UE) é preciso cada vez mais que os países tenham acesso a fontes alternativas e sustentáveis que permitam o alcance de seus objetivos comuns.

Dentro da perspectiva, conforme indicam analistas, entende-se que a União Europeia (UE) possui dois objetivos: o primeiro seria “tornar-se menos dependente da energia da Rússia[3]; e o segundo, buscar uma oferta estável de gás natural em outro ambiente.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Børge Brende, disse: “é necessário explorar ativamente as oportunidades inerentes ao quadro existente e para negociar mais, e melhores acordos ao longo de várias faixas[4]. Esta declaração salienta a disponibilidade norueguesa na cooperação comercial, que corrobora às expectativas do Bloco europeu, por meio da rede da Gassco, sobretudo após às descobertas de novos campos de gás em Roald Rygg, Snefrid Nord[5] e Valemon[6], no Mar do Norte.

————————————————————————————————

Imagem “Terminal de recepção em Dornum, Alemanha” (Fonte):

http://www.gassco.no/hva-gjor-vi/mottaksterminaler/tyskland-mottaksanlegg/ (Acesso em: 06/06/2015)

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] VerSite da Gassco”:

https://www.gassco.no/ (Acesso em: 05/06/2015)

[2] VerNoruega/União Europeia: uma parceria forte de energia” (Acesso em: 03/06/2015):

http://www.norwaypost.no/index.php/news/latest-news/30900

[3] VerNoruega maior exportador de gás natural para a Europa Ocidental” (Acesso em: 03/06/2015):

http://www.norwaypost.no/index.php/business/oil-a-gass/30882

[4] VerLivro Branco sobre globalização e comércio: o Governo anunciou políticas comerciais mais agressivas e um comércio mais livre” (Publicação em: 29/05/2015)

http://www.regjeringen.no/nb/aktuett/pmhandel/id2413729 Acesso em: 03/06/2015)

[5] Ver Statoil bate perspectiva de gás em Roald Rygg” (Acesso em: 05/06/2015)

https://www.offshoreenergytoday.com/statoil-hits-gas-in-roald-rygg-prospect/

[6] VerCampo de gás Valemon inaugurado oficialmente” (Acesso em: 03/06/2015)

http://www.norwaypost.no/index.php/business/oil-a-gass/30832

Tags:
Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!