LOADING

Type to search

Share

Mudanças em instituições (como a “Organização Internacional do Trabalho” – OIT) que operam no chamado “sistema de governança internacional do trabalho”, somadas às mudanças nos mercados de trabalho internos em importantes países do sistema internacional são relevantes e apontam a um novo rumo na configuração internacional do trabalho.

 

Um desses acontecimentos ocorreu no interior da própria OIT. Guy Ryder foi eleito o décimo diretor-geral da Organização. Anteriormente ele ocupava o posto de “Diretor Executivo do Departamento de Normas, Princípios e Direitos Humanos Fundamentais no Trabalho” na mesma instituição*. Ryder foi eleito pelos sindicatos e não por Governos ou pelo “setor patronal”** (a dinâmica da organização é tripartite), o que pode sugerir uma gestão favorável aos sindicatos na OIT.

O segundo dos acontecimentos se refere ao “aumento do salário mínimo chinês” em consideráveis 13%. Há quem sustente que o aumento, aliado a outros fatores (como a extensão da licença-maternidade), tornem “a fábrica do mundo” 20% mais cara, diminuindo sua competitividade***. Difícil acreditar que isso ocorra no curto prazo, entretanto.

Por fim, o subemprego no grande “comprador” do mundo, os Estados Unidos, cresceu entre os jovens (um em cada três jovens de até 29 anos trabalha meio período ou procura emprego sem sucesso)****. A “taxa real de desemprego”, contudo, caiu para 8,1%, a menor desde janeiro de 2009*****.

——————

Fontes:

* Ver:

http://www.ilo.org/gb/about-governing-body/appointment-of-director-general/WCMS_181735/lang–es/index.htm?shared_from=shr-tls

** Ver:

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/guy-ryder-assume-direcao-da-oit-em-meio-a-crise-do-emprego

*** Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1097716-aumento-de-salario-minimo-ameaca-competitvidade-chinesa.shtml

**** Ver:

COELHO, Luciana; verena, Fornetti. “Subemprego cresce entre jovens nos EUA”. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 maio 2012. Página A20. Versão impressa.

***** Ver:

http://www.agora.uol.com.br/mundo/ult10109u1085974.shtml

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!