LOADING

Type to search

A preocupação letã com o teste de mísseis russos no Báltico

Share

O Centro de Gerenciamento do Tráfego Aéreo da Rússia pediu à Agência Nacional de Aviação Civil da Letônia a restrição de parcela de seu espaço aéreo. O objetivo da solicitação foi a execução de testes de mísseis pela Marinha Russa, no Mar Báltico, realizado entre os dias 4 e 6 de abril de 2018. Os testes foram feitos à cerca de 40 Km da costa letã, numa altitude de 18 Km e nos horários de 6h às 18h.

Emblema da Guarda Nacional da Letônia

A notícia trouxe agitação entre as autoridades do Ministério da Defesa da Letônia, que convocaram o adido militar russo, coronel Andrey Lobov, e expressaram seu descontentamento com as ações, ao afirmarem que as atividades são provocativas e podem ser entendidas como uma demonstração de força.

Os letões estão cientes de que a Rússia tem permissão para realizar esse ato na região, conforme especificações do Direito Internacional, entretanto preocupam-se com os riscos de segurança na sua zona econômica exclusiva, e com as consequências econômicas negativas do fechamento da área por 36 horas.

O jornal Leta apresentou a declaração do Ministério da Defesa da Letônia, o qual sinalizou, mediante o seu porta-voz, Kaspars Galkins, que “o lado russo não informou a Letônia sobre que tipo de armas usará durante o exercício. Ele [acrescentou] que as Forças Armadas Nacionais (NAF) não foram colocadas em alerta sobre os exercícios russos”.

Os analistas observam dois cenários: o primeiro reflete uma demonstração do poder bélico russo no seu entorno regional, como forma de responder às expulsões de seus diplomatas por diversos países do mundo, devido ao caso Skripal; o segundo cenário abrange os receios dos letões de serem prejudicados com um possível ataque de seu vizinho, após periódicas movimentações da estrutura bélica de seus parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Mapa da Letônia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Lg-map.png

Imagem 2 Emblema da Guarda Nacional da Letônia” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/65/Latvian_National_Guard_emblem.svg/600px-Latvian_National_Guard_emblem.svg.png

Bruno Veillard - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Política (PPG-SP), e Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro vinculado a Universidade Cândido Mendes (IUPERJ/UCAM). Atua na produção de notas analíticas e análises conjunturais na área de política internacional com ênfase nos países Nórdico-Bálticos e Rússia.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.