LOADING

Type to search

[:pt]A questão da soberania da China sobre o “seu” mar territorial[:]

Share

[:pt]

China e Japão disputam o “Mar Oriental” ou “Mar da China Oriental”, a parte norte do “Mar da China”; a China e principalmente o Vietnã e Filipinas – além da Malásia, Taiwan, Camboja, Indonésia e Brunei reivindicam o “Mar do Sul da China” ou “Mar da China Meridional”, a parte sul, desde o final do século XIX, na época do auge do colonialismo ocidental na Ásia. Essa zona marítima é rica em recursos como petróleo e gás natural, além de frutos-do-mar, mas o que está em jogo também são suas rotas marítimas.

No bojo dessas rivalidades, pelo fato de ambos serem as maiores potências orientais, é grande a tensão entre China e Japão devido à disputa pelo controle do Mar da China, e as tensões aumentaram muito, agora com os Estados Unidos da América apoiando abertamente o Japão, a nação oriental mais alinhada com o ocidente, no que se refere a essa questão, principalmente também depois que a Corte Permanente de Arbitragem (CPA) do Tribunal Internacional de Haia (Holanda) julgou um pedido das Filipinas, de 2013, e decidiu pela cassação do direito histórico chinês sobre a maior parte do Mar do Sul da China, em 12 de julho de 2016.

Espera-se que os chineses reajam, pois faz parte de sua política externa a garantia dessa área, já que a considera como seu legítimo mar territorial, além de entender como necessária a sua expansão. Aos chineses, é imperativo ter o controle absoluto sobre o Mar da China Meridional, especialmente devido ao enorme fluxo de riquezas.

A título de exemplo, estima-se que navios de todo planeta transportem “US$ 5 trilhões em mercadorias por ano”, e que “o petróleo transportado pelo Estreito de Malaca, do Oceano Índico, na rota para a Ásia Oriental, por meio do Mar do Sul da China, é o triplo da quantidade que passa através do Canal de Suez e quinze vezes o montante que transita no Canal do Panamá”.

———————————————————————————————–                    

ImagemLocalização dos arquipélagos principais no mar da China Meridional” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_China_Meridional

[:]

Marcelo de Montalvão - Colaborador Voluntário

Graduado em Direito (2000) pela Universidade da Amazônia, é diretor da Montax – Inteligência & Investigações e autor de Inteligência & Indústria – Espionagem e Contraespionagem Corporativa. Pesquisa Marketing de serviços, Guerra Econômica, Economia Política e áreas afins. Como Advogado criminalista, tem foco em ações antilavagem de dinheiro para Recuperação de ativos desviados de fraudes.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!