LOADING

Type to search

Share

Nesta semana (na segunda-feira, 3 de novembro de 2014), veio a público que possivelmente uma empresa de energia da Hungria, a MOL, venderá suas ações na INA (empresa croata de energia) para a empresa russa Gazprom[1][2]. Essas afirmações, apesar de derivarem apenas de análises de entidades americanas, demonstram a preocupação norte-americana e de alguns países ocidentais de que membros da União Europeia e da OTAN estejam entrando em alinhamento com a Rússia por decisão unilateral.

Conforme apontam alguns analistas, o Estados Unidos e a União Europeia temem perder o membro do Bloco europeu para a zona de influência russa, tendo motivos para fazer análises de que há riscos dessa perda acontecer. Como exemplos de ações que indicam tal possibilidade citam a interrupção do fornecimento de gás da Hungria para a Ucrânia[3] e os recentes acordos para o gasoduto sul-europeu russo percorrer o território húngaro[4].

Para alguns especialistas, o cenário que tem sido criado na Europa é o de uma competição por mercados, que cada vez mais estão escassos na região, tornando inadmissível a perda de um mercado alinhado com seus negócios para um rival. Partindo dessa análise, é possível caracterizar a crise da União Europeia com a Rússia devido a Ucrânia apenas como parte deste processo de disputa por mercados e também entender as sanções aplicada à Rússia como sendo um instrumento para acabar com a concorrência. 

—————————————————————————

Imagem (FonteLink Direto):

https://molgroup.info/images/gallery/ss-mol/mol_1.jpg

Link do Site:

http://molgroup.info/en/press/photo-gallery

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver U.S. Worried It Could Lose Hungary to Russia Over MOL Gas Deal” (Publicado em 3 de novembro de 2014):

http://www.themoscowtimes.com/business/article/u-s-worried-it-could-lose-hungary-to-russia-over-mol-gas-deal/510566.html

[2] Ver Washington tries to check Hungary’s drift into Kremlin orbit” (Publicado em 1o  de novembro de 2014):

http://www.reuters.com/article/2014/11/01/us-hungary-russia-energy-idUSKBN0IL2OB20141101

[3] Ver Hungary halts gas shipments to Ukraine: pipeline operator” (Publicado em 25 de setembro de 2014):

http://www.reuters.com/article/2014/09/25/us-hungary-ukraine-gas-shipments-idUSKCN0HK2ES20140925

[4] Ver Hungarys Energy Security: LNG and Russia Key Sources” (Publicado 23 de outubro de 2014):

http://www.naturalgaseurope.com/hungary-energy-security-lng-russia-key-sources

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.