LOADING

Type to search

A Ucrânia e sua adesão a OTAN e à União Europeia

Share

No domingo passado, 23 de novembro, o ministro das relações exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, declarou em uma entrevista a um jornal alemão[1] que existe a possibilidade da Ucrânia atuar em parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas não como membro dela e sinalizou o mesmo com relação a União Europeia (UE), afirmando que em longo prazo ainda a muito a ser feito no campo econômico pelo Governo ucraniano[2].

Devido ao fato de a Ucrânia estar em uma região de fronteira entre a Rússia e a UE, seu território, logo o país, tem peso estratégico para ambos, algo que, para muitos analistas, é a principal dificuldade para a inclusão do Estado ucraniano como membro da OTAN, já que quaisquer ações russas neste território ou apoio a ações beligerantes de insurgentes contra a o Governo em Kiev seriam consideradas também como ações contra os membros da Organização.

Sobre os ucranianos aderirem à União Europeia, observa-se que os membros desta preferem aguardar que os assuntos internos do país se normalizem para que o tema  volte ao debate, o que, para especialistas, é considerado difícil de ocorrer, uma vez que a Ucrânia tem se apresentado em muitas ocasiões ao longo da história como um espaço de disputa entre Rússia e Europa. Como não faz mais parte da zona de influência russa, acredita-se que ela se tornará um Estado com política externa de alinhamento com os europeus, mas não de adesão ao Bloco.

—————————————————————————

Imagem (Fonte Site):

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dr._Frank-Walter_Steinmeier.jpg

Link direto:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/64/Dr._Frank-Walter_Steinmeier.jpg

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] VerAuseinandersetzung im Bündnis: Steinmeier gegen Nato-Mitgliedschaft der Ukraine” (Publicado em 23 de novembro de 2014):

http://www.spiegel.de/politik/deutschland/ukraine-krise-steinmeier-gegen-nato-mitgliedschaft-der-ukraine-a-1004525.html

[2] VerGerman foreign minister speaks out against Ukraine joining NATO” (Publicado 23 de novembro):

http://rt.com/news/208147-germany-ukraine-nato-minister/

Ver TambémGerman Foreign Minister Says Ukraines NATO, EU Membership Impossible” (Publicado em 23 de novembro de 2014):

http://sputniknews.com/politics/20141123/1015064845.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!