LOADING

Type to search

Abertura da Embaixada indiana em Cabo Verde

Share

A Índia manifestou a intenção de ampliar o contato com o Continente africano nos próximos três anos. Mais especificamente, este estreitamento de relações se dará na área econômica e diplomática, por meio do investimento de 100 milhões de dólares e a abertura de mais dezoito Embaixadas no continente.   

O Ministro de Estado de Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akibar

A apresentação da perspectiva indiana de aproximação ocorreu durante a visita oficial do presidente indiano Ram Nath Kovind à Zâmbia, Suazilândia e Guiné Equatorial, que ocorreram na primeira semana de abril (2018).

Em Cabo Verde, a visita foi realizada pelo Embaixador da Índia em Dakar (Senegal), Rajeev Kumar, em fevereiro do mesmo ano supracitado, juntamente com uma delegação de empresários e com representantes do Banco de Exportações e Importações da Índia.

Por sua vez, o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akibar, expressou as perspectivas de seu país sobre a aproximação com o continente, a qual será pautada pela seriedade no compromisso estabelecido e com o objetivo de buscar na cooperação os resultados que beneficiem a população das Nações parceiras.

Mapa e localização de Cabo Verde

Na ocasião da visita a Cabo Verde, Kumar destacou que as áreas de negociações já foram identificadas pelas possíveis parcerias empresariais, estando incluídos os setores farmacêutico, automobilístico, tecnológico e biotecnológico.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga, salientou que o intuito de desenvolvimento conjunto dos dois Estados é abranger tanto a esfera privada, quanto a pública. Neste sentido, as parcerias públicas já estabelecidas, como na área de governança, poderiam ser um incentivo à aproximação dos agentes privados no processo de reforço da cooperação. Veiga também evidenciou o potencial tecnológico e informacional indiano, fator que pode contribuir para a perspectiva cabo-verdiana de dinamizar as capacidades estratégicas do arquipélago.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Bandeira da Índia” (Fonte):

https://tudoindia.com.br/wp-content/uploads/2016/03/bandeira-da-india.png

Imagem 2O Ministro de Estado de Negócios Estrangeiros da Índia, Shri Akibar” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/51/M._J._Akbar_cropped.JPG/220px-M._J._Akbar_cropped.JPG

Imagem 3Mapa e localização de Cabo Verde” (Fonte):

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/42/Cape_Verde_-_Location_Map_%282013%29_-_CPV_-_UNOCHA.svg/280px-Cape_Verde_-_Location_Map_%282013%29_-_CPV_-_UNOCHA.svg.png

                                                              

Lauriane Aguirre - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.

  • 1

Deixe uma resposta