LOADING

Type to search

[:pt]Acesso à União Europeia é o grande objetivo da política externa da Sérvia[:]

Share

[:pt]

Assim como outros países dos Bálcãs Ocidentais, a República da Sérvia tem como seu objetivo-mor adentrar ao rol de Estados-membros da União Europeia e, assim, fazer do acesso um catalisador da economia, bem como um auxílio para o fortalecimento das instituições nos países europeus do sul. Mesmo com a onda de secessionismo na Europa após o Brexit, a ministra sérvia a cargo das relações com a União Europeia, Jadranka Joksimovic, salientou em uma conferência realizada na última sexta-feira (21 de outubro de 2016) que não se tratava de uma “máquina de dinheiro”, mas “o caminho para a estabilidade, paz e bons padrões de vida”.   

No discurso de abertura da Conferência sobre Cooperação Transfronteiriça, a Ministra alegou que a Sérvia “não irá recuar perante os problemas existentes no seio da União Europeia, mas fará as melhores avaliações de seus interesses, a fim de gerar o progresso da sociedade”. No entanto, o Ministro das Relações Exteriores, Ivica Dacic, ficou incomodado com as recentes pressões que a UE vem fazendo para o Estado sérvio. Recentes conversas com Kosovo sobre uma rede de mineração, mediadas pela União Europeia, trouxeram desgaste nas relações com o Bloco, pois a relação com Kosovo é um ponto crucial para a continuação dos diálogos.

Uma série de rodas de negociações entre o Governo sérvio e representantes da União Europeia se darão no mês de novembro, impactando nas áreas de cooperação de fronteiras, contratos públicos, cooperação estudantil entre universidades e tratados nas áreas de cultura.

———————————————————————————————–          

Imagemzastava_srbijaeu” (Fonte):

https://www.serbia.com/wp-content/uploads/2015/11/zastava_srbija_-_eu.jpg

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!