LOADING

Type to search

Acordo de Livre Comércio Japão-Austrália

Share

Autoridades japoneses e australianas informaram para a imprensa que oAcordo de Livre Comércioentre Japão e Austrália deverá ser oficializado no mês de abril. O encontro entre o parlamentar Koya Nishikawa e o ministro australiano Andrew Robb ocorreu na cidade de Camberra e ambos deram boas notícias sobre a conclusão do Tratado.

Segundo os negociadores, resta apenas definirem alguns quesitos referente a cortes tarifários para a importação de carne australiana, dentre alguns pequenos ajustes. Tokyo considera reduzir cerca de 30% de carga tarifária sobre este e outros produtos que serão importados dos australianos. Desde o ano de 2007, negociadores da Austrália tentam negociar a redução de tarifas para entrada de seus produtos alimentícios, como a carne bovina, algo que pode ser realmente concretizado ainda neste primeiro semestre de 2014.

Para os japoneses, o Acordo será importante para acelerar o crescimento de sua indústria de tecnologia, pois o país ainda não está totalmente recuperado desde a catástrofe do tsunami, seguida do acidente nuclear, em 2011. Além de sua recuperação econômica, o Japão visa maior participação e atividade em assuntos na região da Ásia-Pacífico, que hoje vê a China obtendo cada vez mais espaço em diferentes temas.

No mês de abril as autoridades máximas destes dois países do Ásia-Pacífico (Japão e Austrália) deverão marcar um encontro formal e ratificar o Tratado, porém a data ainda não foi divulgada.

————————————

Imagem (Fonte):

 

——————————

Fontes consultadas:

Ver:

http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news07.html

Ver:

http://www.mundo-nipo.com/politica/17/03/2014/japao-e-australia-concordam-em-acelerar-negociacoes-de-livre-comercio/

Fabricio Bomjardim - Analista CEIRI - MTB: 0067912SP

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. Atualmente é membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!