LOADING

Type to search

“Agência Brasileira de Cooperação”, “Fundação do Banco do Brasil” e UNESCO assinam protocolo de cooperação sul-sul em tecnologias sociais

Share

A “Agência Brasileira de Cooperação” (ABC), a “Fundação do Banco do Brasil” e a UNESCO assinaram um “Protocolo de Intenções de Cooperação Sul-Sul” para a transferência de tecnologias sociais.

 

O Acordo prevê ainda a disseminação do “Banco de Tecnologias Sociais” que reúne mais de 600 tecnologias certificadas no âmbito do “Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social”, desde sua primeira edição realizada em 2001. Nesse banco de dados é possível realizar buscas nas áreas de alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, geração de renda e saúde, contemplando informações sobre problemas solucionados, municípios atendidos, recursos necessários para implementação, entre outros detalhamentos das tecnologias sociais certificadas.

De acordo com nota publicada pela ABC*, “com a disponibilização do acervo em outros idiomas, incluindo as tecnologias hoje já disponíveis em português, acredita-se que soluções práticas a problemas cotidianos do hemisfério sul e de países em desenvolvimento serão oferecidas gratuitamente e permitirão intercâmbios futuros de cooperação sul-sul que vão do clássico soro caseiro – mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil – até a construção de casas populares e cisternas de placas pré-moldadas a baixo custo”*.

———————————–

[1] Imagem fonte: “Ministério das Relações Exteriores”:

http://www.abc.gov.br/ABC_por/WebForms/default.aspx

———————————–

Fonte Consultada: 

* Ver:

http://www.abc.gov.br/abc_por/webforms/interna.aspx?campo=449

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!