LOADING

Type to search

“Agência Brasileira de Cooperação” lança edital do “Programa Conexão Brasil-África”

Share

A “Fundação Cultural Palmares”, vinculada ao “Ministério da Cultura” (MinC), e a “Agência Brasileira de Cooperação” (ABC) assinaram, no dia 18 de julho, em Brasília, um “Protocolo de Intenções” para a realização do “Programa de Cooperação Sul-Sul”, denominado “Conexão Brasil-África”*.

O Programa tem como objetivo principal utilizar a experiência brasileira na construção de políticas públicas voltadas ao apoio e desenvolvimento de agentes da economia criativa como base para a construção de capacidades de agentes econômicos africanos e afrodescendentes.

 

O primeiro instrumento de implementação da iniciativa é o “Edital Conexão Brasil-África”**, que selecionará propostas de “Projetos de Cooperação Técnica Internacional” com países africanos, latino-americanos e caribenhos, para início de execução no próximo ano.

A parceria vai permitir que se invista na construção de políticas públicas para o apoio e desenvolvimento da cultura africana e afrodescendente, além de uma maior inserção do tema dentro da “Agenda de Cooperação Internacional” do Governo brasileiro.

O Programa vai atender propostas nas seguintes áreas: “audiovisual e multimídia”; “gestão do patrimônio cultural”; “desenvolvimento local”; “segurança alimentar e práticas culturais tradicionais”; “intercâmbio musicológico e museológico”; “turismo cultural”; “formação profissional”; “fortalecimento de outras competências para o alcance dos Objetivos do Milênio”.

Os Projetos podem ser apresentados por representantes de países africanos, latino-americanos e caribenhos, desde que coordenados em conjunto com instituições e organizações brasileiras, das diversas esferas de Governo e da “Sociedade Civil Organizada”, com experiência comprovada nas áreas de atuação dos potenciais projetos.

O valor do financiamento das propostas não poderá ultrapassar US$ 200.000,00 (duzentos mil dólares norte-americanos), sendo que elas serão analisadas caso a caso pelo “Comitê Gestor do Programa”. O Comitê avaliará o mérito técnico e a metodologia aplicada, cujo enfoque esteja em consonância com as políticas públicas nacionais e as dos terceiros países parceiros envolvidos nas iniciativas. O envio das Propostas somente será aceito via eletrônica para o e-mail: [email protected] até 30 de novembro de 2012.

—————————————–

Fonte Consultada: 

* Para mais informações acesse:

http://www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica/

** Ver:

http://www.palmares.gov.br/conexaobrasilafrica/edital/

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.