LOADING

Type to search

“Agência Brasileira de Cooperação” terá novo Diretor em agosto

Share

A presidente Dilma Rousseff anunciará* nos próximos dias a substituição do ministro Marco Farani, diretor da “Agência Brasileira de Cooperação” (ABC), responsável pela coordenação do processo de “Cooperação Técnica” do Brasil com o exterior.

Há quatro anos no cargo, Farani dará lugar a Fernando José Farroni de Abreu, atual embaixador do Brasil na Jordânia, que assume a ABC em agosto. De acordo com as informações divulgadas, Farani será, a partir de setembro, o novo embaixador no Japão.

 

A distribuição dos recursos da ABC foi concentrada em poucas organizações internacionais desde o início do governo Dilma Rousseff.

Até 2008, os recursos geridos pela ABC se concentravam no “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento” (PNUD). Em 2009, eles foram pulverizados em quatro organizações: (1)Organização Internacional do Trabalho” (OIT), (2) agência da ONU para o combate às drogas (UNODC, sigla em inglês) e o (3)Instituto Interamericano de Cooperação” (IICA).

Em 2011, o orçamento ficou menor e a distribuição de recursos teve uma retração. Com isso, o PNUD voltou a receber a mesma quantia de 2009 (US$ 14,3 milhões) enquanto a OIT recebeu apenas metade do que em 2010.

—————————————– 

Fonte Consultada: 

* Ver:

https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/7/17/agencia-de-cooperacao-tera-novo-diretor

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.