LOADING

Type to search

Agência espanhola promove capacitação de indígenas em “diplomacia” para resolução de conflitos

Share

A “Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônia” (COICA) e a “Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento” (AECID), estão organizando uma Oficina, em Cartagena, Colômbia, para que os líderes indígenas de nove países possam ampliar seu arsenal de instrumentos e capacidades diplomáticas em disputas com governos e empresas, motivando-os a recorrer a “Organismos Internacionais”.

 

De acordo com o coordenador técnico da COICA, Rodrigo de la Cruz, citado pela “BBC Brasil”*, “há várias ferramentas do direito internacional que podem favorecer os índios em disputas, mas que são pouco usadas. Com uma diplomacia unificada, diz ele, os indígenas ganham força e seus pleitos têm maior ressonância em organizações internacionais simpáticas a suas causas, como a ONU e a OIT (Organização Internacional do Trabalho)”*.

A Oficina de 2011 foi ministrada por especialistas em “Direito Internacional” e representantes de Organizações multilaterais e, na ocasião, os participantes também foram informados sobre técnicas de persuasão e resolução de conflitos.

————————–

Fonte Consultada:

*Ver

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120423_indios_diplomacia_jf_ac.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!