LOADING

Type to search

Ahmadinejad fecha “Acordos Bilaterais” com Bolívia antes de vir ao Brasil

Share

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chegou ontem, 19 de junho, em “La Paz”, Bolívia, para se reunir com o presidente boliviano, Evo Morales, com quem assinou Acordos nas áreas de agricultura, indústria, comércio, ciência e tecnologia, sendo esta a primeira escala do iraniano na “América Latina”. Hoje, 20 de junho, Ahmadinejad chegará ao Brasil, onde participará da “Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20” e deverá enfrentar muitos protestos.

 

A emissora internacional em espanhol, “HispanTV”*, inaugurada em janeiro de 2012 por Ahmadinejad com objetivo de ampliar sua influência na América Latina, noticiou que o presidente iraniano ressaltou na reunião bilateral que “as grandes potências colonialistas ao ver reduzida sua capacidade de ocupação se opõe ao desenvolvimento dos povos livres como Irã e a Bolívia”*. (…) “Nossos países são ricos em recursos [naturais] e nós podemos chegar ao progresso e desenvolvimento com o apoio de nossos capitais e nossos recursos humanos”*.

Na mídia brasileira**, o destaque dessa reunião foi a assinatura do “Acordo Bilateral” para combater o tráfico de drogas, sendo este o primeiro pacto na segurança entre o Irã e a Bolívia. De acordo com o noticiado, a república islâmica treinará agentes antidrogas da “polícia boliviana” e irá provê-los com equipamentos de comunicações.

—————————————-

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://hispantv.com/detail.aspx?id=185494

** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,evo-e-ahmadinejad-assinam-acordo-para-combater-trafico,888548,0.htm

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!