LOADING

Type to search

Share

[:pt]

Em visita oficial a Belgrado (27 de outubro), o Chefe do Conselho de Segurança da Federação Russa, Nikolai Patrushev, chamou as autoridades sérvias para exercícios de cooperação. Ao encontrar o Ministro do Interior sérvio, Patrushev estabeleceu uma proposta de revitalização dos contatos entre as duas entidades. O Acordo, datado para iniciar em 2017, não teria caráter legislativo, entretanto, reforçaria algumas práticas integradas entre os dois Estados.

Exercícios de ordem militar entre ambos os países já eram estabelecidos desde 2014, culminando na Operação “Irmandade Eslava 2016 (Slavic Brotherhood), trazendo a expertise da Força Aérea russa para treinamentos com as Forças Armadas da Sérvia e membros militares da Belarus. Recentemente, conversas entre o Governo da Sérvia e o Conselho Supremo das entidades eurasianas iniciaram esboços para um Tratado de Livre Comércio entre as nações signatárias e o país balcânico. O primeiro-ministro russo Dimitri Medvedev fez o anúncio paralelamente ao de conversas com o Governo de Israel.

O clima da visita na região segue com as incertezas de uma maior aproximação russa por parte dos países vizinhos. Moscou tem sido acusado de envolvimento em atentados em Montenegro durante a última eleição majoritária, na medida em que alguns especialistas atestam grande influência de forças russas dentro do Governo da Sérvia. O primeiro-ministro sérvio Aleksandar Vicuc declarou no dia 24 de outubro, que as autoridades de seu país prenderam alguns suspeitos dos ataques que estavam, alegadamente, seguindo Milo Djukanovic (Primeiro-Ministro eleito em Montenegro) e planejando ações. Mesmo assim, o líder do Parlamento sérvio insistiu que os atentados não têm relação com o seu Estado.

A Sérvia tem tomado medidas contrárias às sanções que o Ocidente vem imponto à Federação Russa após a anexação do território da Crimeia, em 2014, não acompanhando a União Europeia nas decisões contrárias a Moscou.

———————————————————————————————–                    

ImagemRussiaSerbia Twisted History” (Fonte):

https://www.globalresearch.ca/wp-content/uploads/2014/07/russia-serbia-twisted-history.jpg

[:]

Matheus Felten Fröhlich - Colaborador Voluntário Júnior

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'

  • 1

Deixe uma resposta