LOADING

Type to search

Alta do barril do petróleo valoriza moeda russa

Share

O preço do barril do petróleo tem recentemente saído da inércia desde que sofreu a forte queda no início deste ano (2015), subindo dos 40 dólares para 60 dólares nesta semana (em 5 de maio)[1]. Assim, não demorou para que no mesmo dia da alta o rublo respondesse com uma elevação de 2%[2]. Para especialistas, esses dois pontos de recuperação da moeda russa poderia indicar um alto grau de expectativa dos investidores internacionais de que o quadro econômico do país melhore mediante a normalização do preço do barril de petróleo

Muitas empresas multinacionais na Rússia tem tido problemas com as taxas cambiais para as remessas de lucro para suas matrizes e, dentre elas, muitas optaram por adiar os períodos das remessas para não haver déficit, aguardando de certa maneira a recuperação da economia para o segundo semestre deste ano, que, de acordo com analistas, deverá ocorrer, uma vez que o preço do barril de petróleo tem mantido um ritmo contínuo de subida desde o dia 5 de maio.

Conforme apontam os especialistas, a valorização da moeda russa não trás benefícios apenas para a Federação Russa, pois permite que as empresas multinacionais comecem a elaborar planejamento estratégico de expansão, uma vez que, com o Rublo baixo, investir na Rússia nesse momento tem se mostrado como um bom negócio para as empresas que optaram ficar, já que, paulatinamente, aproveitarão a valorização da moeda.

Devido a esta perspectiva do mercado, espera-se que até o segundo semestre os investimentos estrangeiros retornem em grande volume, colocando a balança de pagamentos russa em equilíbrio e abrindo espaço para a Europa reconsiderar as sanções impostas à Rússia e vice versa.

—————————————————————————————-

Imagem (Fonte):
Link do Site:

http://newsfast.ru/rubl-za-mesyac-ukrepilsya-na-13-procentov/

Link direto da foto:

https://newsfast.ru/wp-content/uploads/pic_a2e36aa38769e47feb6d8b14354e21ae.jpg

—————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver Barril de petróleo supera US$ 60 na abertura do mercado em NY” (Publicado em 5 de maio de 2015):

http://economia.uol.com.br/noticias/afp/2015/05/05/barril-de-petroleo-supera-us-60-na-abertura-do-mercado-em-ny.htm

[2] Ver Rising Oil Price Pushes Russias Ruble Higher” (Publicado em 5 de maio de 2015):

http://www.themoscowtimes.com/business/business/article/rising-oil-price-pushes-russias-ruble-higher/520193.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.