LOADING

Type to search

Ampliação da Cooperação entre Portugal e São Tomé e Príncipe

Share

São Tomé e Príncipe e Portugal estreitaram as relações de cooperação em dois acordos no âmbito da capacitação profissional e emprego, incluindo a gestão do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe. Este processo está inserido no Programa Estratégico de Cooperação assinado em 2016, com validade até o ano de 2020.  O orçamento estimado é de 5 milhões de euros, divididos em quotas de contribuição: 75% de Portugal e 25% de São Tomé e Príncipe.

Bandeira de Portugal

Segundo a perspectiva do Ministro do Emprego e Assuntos Sociais santomense, Emílio Lima, o arquipélago possui uma população jovem, o que representa um potencial para o desenvolvimento, uma vez que sejam fornecidos meios de integração dos mesmos ao mercado de trabalho de forma competitiva. 

Cabe evidenciar que o Programa Estratégico prevê como setores prioritários na cooperação bilateral: a Cultura e Educação, Energia e Meio ambiente, Capacitação Institucional, Saúde, Segurança, Justiça e Assuntos Sociais. Igualmente, tais áreas estão relacionadas à busca pela concretização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No que tange a área da Educação, encontra-se a criação de Programas de Bolsas de Ensino Superior, Capacitação Institucional e Assistências Técnicas ao setor de Administração Pública, Programas de Ensino Militar, entre outros.

Em viagem oficial a São Tomé e Príncipe no início do ano de 2018, após dezoito anos da última visita realizada por Jorge Sampaio, então Presidente de Portugal, o atual mandatário português Marcelo Rebelo de Sousa destacou a intenção de o país ampliar as relações bilaterais e a aproximação por meio de mais encontros políticos e empresariais. Segundo a perspectiva do mesmo, o arquipélago é uma prioridade nas relações diplomáticas portuguesas, acolhendo todas as áreas de cooperação já estabelecidas.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Localização de São Tomé e Príncipe” (Fonte):

https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/10/mapa-sao-tome-e-principe.gif

Imagem 2Bandeira de Portugal” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_de_Portugal#/media/File:Flag_of_Portugal.svg

Lauriane Aguirre - Colaboradora Voluntária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!