LOADING

Type to search

Ancara adverte Moscou após violação de seu espaço aéreo

Share

O PrimeiroMinistro da Turquia, Ahmet Davutoglu, declarou nesta quarta-feira, dia 7 de outubro de 2015, que apenas dois ataques aéreos russos foram dirigidos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e, ao mesmo tempo, acusou Moscou de apontar mais para a oposição moderada do país.

Davutoglu afirmou que “apenas dois dos 57 ataques da Rússia foram contra o ‘Daesh’ [acrônimo árabe do IE] e os outros contra a oposição moderada na Síria, apoiada pela Turquia e os Estados Unidos[1]. O Premiê declarou ainda que os números foram obtidos pelos serviços de inteligência militar turcos. Complementou observando que “Se a oposição síria for debilitada, o Daesh sai reforçado… […]. A oposição síria moderada no Norte é agora quase a única força contra o EI deste lado do corredor Jarabulus… Se o regime sírio enfraquece a oposição, irá reforçar o EI[1]. Ele alertou ainda para o risco de um novo fluxo de refugiados.

O Ministério das Relações Exteriores, entretanto, assegurou que a Turquia está aberta à ideia de uma reunião com autoridades militares russas em Ancara para discutir medidas que evitem a repetição das violações do espaço aéreo. O Chefe de Governo também advertiu que a Turquia não fará concessões sobre as violações de seu espaço aéreo na fronteira síria por caças russos, tal qual foi denunciado nos últimos dias.

Ao mesmo tempo, Davutoglu destacou que a Turquianão deseja tensões com a Rússia[1], país com o qual mantém fortes vínculos comerciais. E completou: “Discutimos [as violações] com a parte russa de maneira franca e agradável (…). Esperamos que a Rússia leve em consideração as preocupações de segurança da Turquia[1]. A Turquia denunciou violações de seu espaço aéreo no fim de semana passada por caças russos e convocou o embaixador de Moscou em protesto.

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://dariknews.bg/view_article.php?article_id=1511001

———————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.defensenews.com/story/defense/policy-budget/warfare/2015/10/07/turkey-pm-says-two-russia-strikes-aimed/73551182/

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.