LOADING

Type to search

Anúncio sobre apoio de Azerbaijão aumenta chances de Israel atacar Irã

Share

O anúncio feito de que possa estar sendo acertada uma aliança entre Israel e Azerbaijão contra o Irã, traz à tona o aumento das possibilidades de ataque israelense às Usinas Nucleares iranianas. Segundo divulgado na mídia internacional, o Azerbaijão, que faz fronteira com o norte do Irã, está estabelecendo diálogos para que os israelenses usem suas bases e aviões teleguiados para auxiliar os caças israelenses num possível ataque*.

O Governo de Israel acredita que os persas estão a menos de um ano para chegar ao domínio da tecnologia nuclear, mas temia realizar o ataque estando isolado na região e sem o apoio imediato, ou direto dos norte-americanos, os quais tem divergido quanto a uma invasão mediata, pois sabem das conseqüências que ela traria para o sistema internacional.

 

No entanto, conforme apontam vários observadores, a possibilidade de haver aliança e apoio de outros Estados no Oriente Médio contra os iranianos, aumenta a possibilidade de o ataque ocorrer, havendo a expectativa do momento mais propício para tanto.

De acordo com o que vêm apontando os analistas desde o início de 2012, o cenário mais provável é que após as eleições norte-americanas o sinal será aberto para que ele seja realizado, restaria encerrar a formação do grupo de apoiadores, realizar o trabalho para garantir a neutralidade de Estados islâmicos que são inimigos do Irã, dentre eles a Arábia Saudita, e esperar os resultados das eleições presidenciais iranianas em 2013, quando se acredita poder haver manifestações contra o Governo, algo que permitirá a Israel e EUA fazerem cálculos mais precisos sobre a necessidade do ataque, sua viabilidade e os instrumentos políticos, econômicos, diplomáticos e militares necessários para executá-lo imediatamente.

—————

Fontes:

* Ver:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6191228-EI294,00-Azerbaijao+pode+ajudar+Israel+em+ofensiva+contra+Ira.html

—————–

Ver também:

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6190940-EI308,00-Lieberman+preve+que+sancoes+provocarao+um+Tahrir+iraniano.html

 

Tags:
Marcelo Suano - Analista CEIRI - MTB: 16479RS

É Fundador do CEIRI NEWSPAPER. Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade em São Paulo e Bacharel em Filosofia pela USP, tendo se dedicado à Filosofia da Ciência. É Sócio-Fundador do CEIRI. Foi professor universitário por mais de 15 anos, tendo ministrado aulas de várias disciplinas de humanas, especialmente da área de Relações Internacionais. Exerceu cargos de professor, assessor de diretoria, coordenador de cursos e de projetos, e diretor de cursos em várias Faculdades. Foi fundador do Grupo de Estudos de Paz da PUC/RS, do qual foi pesquisador até o final de 2006. É palestrante da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RS), tendo exercido também os cargos de Diretor de Cursos e Diretor do CEPE/CEPEG da ADESG de Porto Alegre. Foi Articulista do Broadcast da Agência Estado e do AE Mercado (Política Internacional), tendo dado assessoria para várias redes de jornal e TV pelo Brasil, destacando-se as atuações semanais realizadas a BAND/RS, na RBS/RS e TVCOM (Globo); na Guaíba (Record), Rádioweb; Cultura RS; dentre vários jornais, revistas e Tvs pelo Brasil. Trabalhou com assessoria e consultoria no Congresso Nacional entre 2011 e 2017. É autor de livros sobre o Pensamento Militar Brasileiro, de artigos em Teoria das Relações Internacionais e em Política Internacional. Ministra cursos e palestra pelo Brasil e no exterior sobre temas das relações internacionais e sobre o sistema político brasileiro.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.