LOADING

Type to search

Após reunião, governo chileno anuncia aumento de 7% no orçamento para educação

Share

Após 5 meses de protestos e paralisações de estudantes, o governo do Chile anunciou, em seguida à reunião com líderes estudantis e professores na última sexta-feira (30/09), o aumento de 7,2% no orçamento, que passará a ser de US$ 11,6 bilhões para a educação no ano de 2012.

 

Apesar das negociações não terem sido conclusivas e os estudantes se mostrarem insatisfeitos com o resultado, foi mantida a principal exigência deles: educação gratuita e de qualidade, que será debatida na próxima reunião, agendada para esta semana, que se inicia hoje, dia 3 de outubro.

O Governo pede a volta dos estudantes às escolas, mas os mesmos respondem que o regresso depende da boa vontade do governo. De acordo com pesquisa do “Centro da Realidade Contemporânea”, cerca de 89 por cento da população apóia as exigências estudantis.

Os protestos continuam nas ruas. Em Santiago, milhares de pessoas saíram e se envolveram em confrontos contra a polícia, que utilizou canhões de água e gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes.

Em contrapartida, o governo enviou um “Projeto de Lei” ao Congresso chileno que aumenta as punições para quem causar desordem pública e atacar a polícia durante as manifestações. O projeto foi baseado em leis existentes na Inglaterra e na Espanha.

———————–

* Fontes:

Ver:

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=351225&Itemid=1

Ver:

http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/governo-do-chile-reajusta-em-7-2-orcamento-para-educacao

Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,chile-aumenta-em-7-orcamento-da-educacao,779597,0.htm 

Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,estudantes-do-chile-desaprovam-orcamento-para-educacao-de-2012,779712,0.htm


Tags:
Jean Bortoleto - Colaborador Voluntário Júnior 2

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua no CEIRI NEWSPAPER como colaborador para assuntos da América Latina e com a geração de debates e ações sobre política, economia e meio ambiente em ONG's. Profissionalmente atua com internacionalização de empresas nos EUA.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.