LOADING

Type to search

Argentina alivia carga fiscal sobre exportações de biodiesel

Share

Na última quarta-feira, 19 de setembro, o Governo argentino anunciou mudanças na tributação sobre a exportação de biodiesel. Segundo pronunciamento da presidente Cristina Kirchner, o sistema de arrecadação passará a ser operado por alíquota variável, conhecido no país como “retenção móvel”, de forma a acompanhar o preço da commodity no mercado internacional.

Ainda não foi estabelecido um teto oficial para a alíquota. No entanto, acredita-se que circulará entre 17% e 24%, com revisões quinzenais*. Dessa maneira, o governo espera acalmar um dos mais dinâmicos setores de exportação do país após a elevação do imposto em agosto de 20% para 32%.

 

À elevação da tarifa somaram-se a restrição em abril das importações de biodiesel argentino pela Espanha, responsável por aproximadamente metade das vendas do produto, bem como a redução do preço interno do combustível divulgada há um mês, resultando em prejuízos nas vendas e mesmo fechamento de empresas.

A Argentina lidera as exportações de biodiesel, com 2,4 milhões de toneladas produzidas em 2011, das quais 1,7 milhão de toneladas destinaram-se ao mercado internacional, rendendo US$ 2,1 bilhões.

—————————————————–

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,governo-argentino-anunciara-mudanca-no-preco-do-biodiesel,127433,0.htm

** Ver:

http://www.cnnexpansion.com/economia/2012/09/20/argentina-ajusta-impuestos-a-biodiesel

Tags:
Isabella Soares Curce - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus Franca. Com atuação focada na área de Marketing Internacional, foi membro do Grupo de Estudos de Marketing Internacional (MKI), atuando também com a questão da inserção internacional de produtos agropecuários, além do mercado de luxo. No CEIRI NEWSPAPER escreve sobre temas relacionados ao Comércio e Economia Internacional.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!