LOADING

Type to search

Argentina recebe com frieza a morte de Margareth Thatcher

Share

Os argentinos têm ressentimento de Thatcher devido à Guerra das MalvinasO falecimento de Margaret Thatcher foi recebido com frieza e mágoa pelos argentinos. Apelidada de “A Dama de Ferro”, a ex-primeira ministra britânica é lembrada como aquela que tomou da Argentina as “Ilhas Malvinas” (Falkland Islands) durante a ditadura de Leopoldo Galtieri, que havia ordenado a ocupação militar do Arquipélago e ensejou a “Guerra das Malvinas”, em 1982.

As fontes oficiais do governo demonstraram apatia. Durante o dia do falecimento da Ex-Primeira-Ministra, a presidente argentina Cristina Kirchner não mencionou a líder britânica nem sequer uma vez em suas redes sociais[1]. O governo argentino também não emitiu notas, pesares ou referências sobre a morte de Margareth Thatcher[1].

Na imprensa, algumas reações foram de ressentimento. O jornal “Página 12” chegou a afirmar que o ex-ditador Leopoldo Galtieri espera Margaret Thatcher no inferno[2]. A agência oficial “Télain” aproveitou ainda a ocasião para acusar Thatcher de ter mandado afundar o cruzador “General Belgrano”, que estava fora da zona de exclusão[3].

A “Guerra das Malvinas” resultou na queda da ditadura militar de Galtieri e na morte de centenas de argentinos. Recentemente, o governo do país realizou esforços diplomáticos para reaver o Arquipélago. Nenhum representante da Argentina foi convidado para o funeral de Margareth Thatcher, algo que o “Ministro das Relações Exteriores da Argentina”, Héctor Timerman,  interpretou como sendo “uma provocação a mais[4].

——————————-

ImagemOs argentinos têm ressentimento de Thatcher devido à Guerra das Malvinas” (Fonte):

http://centroculturallatinoamericano.org/home/?p=410

——————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2013/04/08/governo-argentino-mantem-silencio-sobre-morte-de-margaret-thatcher.htm

[2] Ver:

http://www.telam.com.ar/notas/201304/12905-la-dama-de-hierro-que-decidio-ir-a-la-guerra-por-malvinas-y-hundir-al-crucero-general-belgrano.html

[3] Ver:

http://noticias.r7.com/internacional/ex-ditador-galtieri-espera-margaret-thatcher-no-inferno-declara-imprensa-argentina-09042013

[4] Ver:

http://oglobo.globo.com/mundo/reino-unido-ignora-argentina-em-funeral-de-margaret-thatcher-8084946

 

Tags:
Marcelo dos Santos Netto - Colaborador Voluntário

Bacharel em Comunicação Social, especialista e mestre em Relações Internacionais. Estagiou na Missão Diplomática Permanente do Brasil nas Nações Unidas (DELBRASONU - Nova Iorque, EUA). Desenvolve linha de pesquisa e carreira docente em Análise de Discurso sobre nacionalismo, desenvolvimento e segurança, com ênfase na América Latina. É escritor, articulista, cronista, conselheiro de cultura e membro de academias e de associações culturais.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!