LOADING

Type to search

Argentina retira restrições à carne suína do Brasil

Share

Ontem, dia 22 de maio, a Argentina suspendeu as restrições impostas à carne suína do Brasil, informou o ministro da Agricultura brasileiro, Mendes Ribeiro. Ele afirmou que a situação foi normalizada graças a uma reunião ocorrida na semana passada, quando o ministro das “Relações Exteriores” argentino, Héctor Timerman, prometeu resolver a questão da entrada de carne suína brasileira em poucos dias, mas isso após o Brasil implementar um licenciamento não automático para cerca de dez produtos perecíveis importados da Argentina.

 

O país vizinho dificultava a entrada do produto brasileiro desde fevereiro. Esta situação fez com que, por exemplo, em abril ocorresse uma queda de 85% na exportação brasileira da carne suína, em comparação com o mesmo mês do ano passado (2011).

Apesar do anúncio, o presidente da “Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína” (ABIPECS), Pedro de Camargo Neto, declarou que a entidade ainda não “conseguiu confirmar junto a seus associados se de fato houve alguma emissão da licença que permite a importação do produto brasileiro”*, pois ainda não tem a confirmação de que a medida foi implementada.

—————————————

Fontes Consultadas:

*Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1094107-argentina-suspende-restricoes-a-carne-suina-do-brasil.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.