LOADING

Type to search

Armênia abre caminho para instalação de esquadrão de helicópteros de combate russo em seu território

Share

Na sexta feira passada (dia 21 de novembro), o Primeiro-Ministro da Armênia, Ara Nazaryan, fez declaração em um encontro governamental, afirmando que as atuais bases russas em seu país terão capacidade para receber um esquadrão de helicópteros de combate[1]. Essa decisão foi tomada com base na “Sessão 8ª do Protocolo entre Armênia-Rússia da Comissão Intergovernamental”, pela qual se estipula as obrigações de ambas as partes nesta parceria estratégica[2]. A transferência será de 18 helicópteros, sem especificação do modelo, que irão complementar uma força aérea russa já existente composta de 16 caças MIG-29[3] alocados na “Base Aérea de Erebuni”.

A Armênia é uma ex-república da antiga “União Soviética” e possui bases militares russas até hoje como parte de uma parceria estratégica. Alguns analistas afirmam que, pelo fato de o país se encontrar em uma posição geoestratégica fundamental para a Rússia, o Governo armênio chegará a usar dessa condição para manter e estimular o alinhamento direto com o Governo russo visando especialmente alcançar seus interesses políticos regionais[4].

O acordo entre os dois Estados para a permanência de forças russas em seu território armênio foi prolongado em 2011 por mais 49 anos[5], o que, para analistas, é uma forma de a Armênia manter uma defesa preventiva na região, a qual, nos últimos anos tem apresentado constantes problemas militares na fronteira com Azerbaijão[6].

—————————–

ImagemMi-28 Helicóptero de ataque russo, ilustrativo” (Fonte):

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mi-28N_(RF-91091).jpg?uselang=ru

—————————–

[1] Ver:

http://en.ria.ru/military_news/20131121/184853115/Armenia-Says-Its-Ready-to-Host-Russian-Combat-Helicopters.html

[2] Ver:

http://en.apa.az/news/203041

[3] Ver:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikoyan-Gurevich_MiG-29

[4] Ver:

http://www.tert.am/en/news/2013/11/21/hz2/

[5] Ver:

http://www.aysor.am/en/news/2013/11/23/davit-tonoyan

[6] Ver:

http://www.eurasianet.org/node/67712?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

 

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!