LOADING

Type to search

Armênia decide não tomar parte nos exercícios militares da OTAN na Geórgia

Share

A Armênia decidiu não enviar representantes para o Agile Spirit 2017, exercícios militares da OTAN que acontecem na Geórgia, entre os dias 3 e 11 de setembro de 2017. O treinamento foi organizado pelas Forças Armadas georgianas e contaram com o auxílio dos fuzileiros navais dos EUA. Além de Geórgia e dos EUA, participaram tropas da Bulgária, Letónia, Romênia, Azerbaijão e Ucrânia.

No domingo, dia 3 de setembro, o Ministério da Defesa georgiano anunciou através de seu porta-voz que “a Armênia deveria participar dos exercícios militares, mas, infelizmente, abandonou essa intenção alguns dias antes do início”. Por sua vez, o vice-Ministro da Defesa armênio, Artak Zakaryan, afirmou que seu país nunca pretendeu tomar parte do evento e se disse surpreso que seu país constasse da lista de participantes.

Soldados armênios em treinamento

Mesmo com a negativa de Zakaryan, a participação armênia era tida como certa, ainda que apenas três médicos militares fossem esperados nas atividades no país vizinho. Mas, se pouco relevante em tamanho, o envio de uma delegação para o Agile Spirit 2017 seria um ato imbuído de grande poder simbólico. Principal aliada da Rússia no Cáucaso do Sul e membro da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), aliança militar liderada por Moscou, a Armênia sinalizaria sua intenção em continuar empreendendo uma política externa independente e aberta à cooperação com a OTAN, caso se fizesse presente na Geórgia.

Ao longo de sua história recente, o Governo armênio sempre zelou pela sua “política de complementaridade”, através da qual buscava manter diversificadas, tanto quanto o possível, as suas opções de cooperação internacional. A ausência de tropas armênias nos exercícios militares deixa claro que o país não mais pretende correr o risco de desagradar a Moscou, mesmo que para isso tenha que abdicar de suas boas relações com o Ocidente.

———————————————————————————————–                    

Fontes das Imagens:

Imagem 1Tropas da Geórgia e dos EUA no Agile Spirit 2011” (Fonte):

https://media.defense.gov/2011/Jul/18/179992/-1/-1/0/110718-M-0000C-002.jpg

Imagem 2Soldados armênios em treinamento” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Armenian_Army#/media/File:Armenian_soldiers_at_the_Vazgen_Sargsyan_Military_Institute.jpg

Rodrigo Monteiro de Carvalho - Colaborador Voluntário

Mestrando no programa de Pós Graduação em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em História também pela UFRJ. Atua na área de Política Internacional, formação de alianças e segurança regional. Desenvolve pesquisas com enfoque específico no estudo dos países do Cáucaso do Sul, Eurásia e espaço pós-soviético. É membro do Grupo de Pesquisas de Política Internacional (GPPI/UFRJ) e do Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso (LEPCáucaso).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.