LOADING

Type to search

As oportunidades geradas pelo embargo da Rússia à União Europeia

Share

Na semana passada (no dia 15 de agosto), em uma declaração oficial, o Conselho da União Europeia pediu aos Estados não embargados pela Rússia que evitem tirar vantagens comerciais originadas das Sanções russas aos produtos de alguns países europeus e aos Estados Unidos. Referindo-se às decisões tomadas pelo Governo Russo, a declaração afirmava que “a fim de assegurar a unidade da comunidade internacional e de respeitar o direito internacional, a União Europeia espera que terceiros e países candidatos se abstenham de medidas que visam a exploração de novas oportunidades comerciais decorrentes da introdução destas medidas[1].

Essa postura do Conselho da União Europeia sinaliza para muitos analistas uma preocupação dos Estados embargados em perderem o mercado russo para países com potencial de supri-lo, também tendo um possível interesse em garantir a normalização rápida do comércio, assim que forem restabelecidas as relações entre os russos e os ocidentais. Analistas, no entanto, indicam que o embargo realizado pela Rússia não é apenas uma oportunidade para novos fornecedores internacionais, mas também para o desenvolvimento do agronegócio na Rússia.

A Federação Russa, apesar de ser geograficamente o maior país do mundo, poderia ter uma melhor indústria alimentícia, podendo o Governo, por exemplo, estimular internamente o mercado e o empreendedorismo em torno dos laticínios. Há casos mais difíceis, como é o setor da piscicultura, sobre o qual muitos analistas apontam a não viabilidade no desenvolvimento de criadouros na Rússia, o que manteria o país dependente de um mercado internacional.

Casos como estes, no entanto, não invalidam a tese da possibilidade de, diante da crise e dos constrangimentos internacionais a que está sendo submetida, a Rússia vir desenvolver significativamente o seu agronegócio, tal qual vem sendo apontado por observadores, o que representaria a transformação da crise numa oportunidade.

—————————————————————————

ImagemBandeira do Conselho (Fonte):

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:European_Council_logo.svg

—————————————————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver Council of the Europe Union, Press Release, 3332nd Council meeting, Eastern Neighbourhood, pag.13, tópico.11”(Publicado em 15/04/2014):

http://register.consilium.europa.eu/content/out?lang=en&typ=entry&i=smpl&doc_id=st%2012489%202014%20init

—————————————————————————

Ver tambémEU Calls on Third States to Refrain From Using ‘Trade Opportunities’ of Russia’s Embargo”(Publicado em 15/08/2014):

http://en.ria.ru/politics/20140815/192051507/EU-Calls-on-Third-States-to-Refrain-From-Using-Trade.html

Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!