LOADING

Type to search

ASEAN e Coreia do Sul: 25 anos de parceria

Share

A Coreia do Sul e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) celebram neste ano (2014) 25 anos de parceria. Iniciada em 1989 com um diálogo setorial, a relação entre a ASEAN e os sul-coreanos aprofundou-se principalmente após a Reunião de Cúpula em Bali, Indonésia, em 2003, quando as discussões para o estabelecimento de um Acordo de Livre Comércio (ALC) tiveram início. Em 2010, a parceria atingiu um patamar estratégico nas áreas política, cultural e econômica, com a presença de uma comissão permanente da Coreia do Sul em Jacarta e a entrada em vigor do ALC. Em declaração no final do ano passado, a presidente da Coreia Park Geun-hyeexpressou a importância do fortalecimento da parceira para garantir a paz na região, a prosperidade econômica e o progresso cultural[1]

Os países que compõem a ASEAN e o Bloco em si têm recebido bastante atenção na política externa da Coreia do Sul. No plano econômico, a ASEAN atualmente é o segundo maior parceiro comercial e o segundo maior receptor de investimento externo direto da Coreia do Sul[2].Em contrapartida, a Coreia do Sul é o quinto maior parceiro comercial e o sexto maior investidor da ASEAN[3].O volume do comércio entre o país e o Bloco foi de 135 bilhões de dólares no ano passado, representando o destino de 13% do total das exportações coreanas[4].  

No que diz respeito à segurança na região, o “Fórum Regional da Asean” é o único Fórum multilateral com a presença da Coreia do Norte. A participação da Coreia do Sul deixa clara a abertura da administração da presidente Park em dialogar com a Coreia do Norte e a disponibilidade de intermediação da ASEAN por meio deste Fórum com o objetivo de garantir a estabilidade na região.

No plano sociocultural, verifica-se a intensificação do intercâmbio cultural com o crescimento do fluxo de pessoas entre as regiões. Atualmente, a Coreia registra 7.000 estudantes e 160.000 trabalhadores da região da ASEAN e mais de 4 milhões de coreanos visitam a região por ano[5][6].As atividades em comemoração aos 25 anos de parceria constituem espaços de diálogo que possibilitam o fortalecimento e a expansão da parceria estratégica. Além do ALC com a ASEAN, a Coreia estabeleceu ALCs com cada um dos membros do Bloco e tem realizado rodadas de negociações frequentes.

Nesta semana, ocorrerá a “5º Rodada de Negociações do ALC entre Coreia e Vietnã”. Os dois países acordaram concluir as negociações até o final deste ano[7], período na qual está prevista a Reunião de Cúpula Comemorativa entre ASEAN e Coreia, justamente antes da entrada em vigor da “Comunidade ASEAN” em 2015, que constitui o novo estágio do processo de integração regional.

————————————–

Imagem (Fonte):

http://pphp.pertanian.go.id/admin/upload/image/Asean%20Korea.png

————————————–

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.korea.net/NewsFocus/Policies/view?articleId=113409  

[2] Ver:

http://www.aseankorea.org/eng/page30/page33-1.asp

[3] Ver:

http://www.asianewsnet.net/South-Koreas-ties-with-Asean-57662.html

[4] Ver:

http://www.aseankorea.org/eng/page30/page33-1.asp

[5] Ver:

http://www.aseankorea.org/eng/page30/page33-1.asp

[6] Ver:

http://www.asianewsnet.net/South-Koreas-ties-with-Asean-57662.html

[7] Ver:

http://www.koreatimes.co.kr/www/news/nation/2014/05/120_157505.html

————————————–

Ver também:

http://www.thejakartapost.com/news/2014/03/06/asean-korea-common-security-prosperity.html

 

Camila Vieira - Colaboradora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, realizou intercâmbio na Universidade de Lodz e especialização em Administração na EAESP-FGV. Ampla experiência na área internacional obtida em consultoria estratégica, organização multilateral, entidade de classe, agência governamental e de notícias, sempre com foco na expansão de operações internacionais e de PMEs. No momento, atua em projetos de internacionalização e articulação institucional e prepara-se para iniciar Mestrado em Políticas Públicas.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!