LOADING

Type to search

Assassinato de jovem russo gera protestos anti-imigração em Moscou

Share

Na capital da Rússia, Moscou, o Batalhão Especial de Reação Rápida[1] (SOBR, na sigla russa)* deteve o azerbaijano Orkhan Zeinalov, 30 anos,  que esfaqueou até a morte o jovem Ígor Scherbakov, de 25 anos, que vivia no bairro de Biriuliovo, no sul da capital russa. O azerbaijano foi preso na cidade de Kolomna, a quase 120 quilômetros a sudeste de Moscou, e foi levado para de volta a capital em um helicóptero, numa ação filmada e transmitida pelas emissoras do país[2].

O assassinato gerou uma onda de “Protestos Anti-Imigração” no sul de Moscou durante o fim de semana e consequentes batidas policiais. De acordo com o “Comitê de Investigação da Rússia”, Zeinalov ganhava a vida em Moscou como motorista de táxi ilegal desde 2003. O assassinato provocou protestos não autorizados, nos quais os manifestantes culparam os imigrantes pelo crime e pediram “leis de imigração mais rígidas”. As manifestações se tornaram mais violentas no domingo passado, levando a confrontos com a polícia e cerca de 400 prisões. No dia seguinte, mais de 1.600 pessoas foram detidas, sendo a maioria delas trabalhadores imigrantes nos entornos de Biriuliovo.

O conflito fomentou atitudes negativas dos russos para com os imigrantes e novas manifestações em apoio dos moradores do bairro de Biriuliovo aconteceram nas cidades russas de Sarátov, Krasnodár, Omsk, Vólgogrado e Ástrakhan. A principal reivindicação tem sido a revisão da política migratória do governo. Outras manifestações foram planejadas nas cidades de Stávropol, Rostóv-no-Don e Túla.

————————–

* Em russo, СОБР (“Специальный Отряд Быстрого Реагирования”)

————————–

Imagem (Fonte):

http://www.polit.ru/media/photolib/2013/10/14/biryulevo.jpg

————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://56.mvd.ru/gumvd/struktura/sobr_umvd;

Ver também:

http://vk.com/specnaz_rb

[2] Ver:

http://www.newizv.ru/lenta/2013-10-15/190741-v-podmoskove-bojcy-sobr-zaderzhali-ubijcu-zhitelja-birjuleva.html

————————–

Ver também:

http://www.mk.ru/social/article/2013/10/15/930913-zaderzhannyiy-za-ubiystvo-egora-scherbakova-srazu-priznalsya-v-prestuplenii.html

Wladimír Tzinguílev - Bulgária

De nacionalidade Búlgara, é Mestre em Segurança Corporativa (2012) pela Universidade de Economia Nacional e Mundial (UNSS, Sófia). Atua na área de Segurança Pública, Segurança Corporativa e Diplomacia Corporativa com foco nos países do Leste Europeu, sendo referência em questões relacionadas a Península Balcânica, Turquia e Rússia. Atualmente é jornalista e editor de notícias internacionais da Televisão Nacional da Bulgária (BNT).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!