LOADING

Type to search

Atleta chinesa alcança sucesso olímpico após se mudar para a Áustria

Share

Na cidade de Pequim, China, em 16 de fevereiro de 1982, nascia Liu Jia, atleta que entraria para a História por defender a bandeira da Áustria nas competições internacionais de tênis de mesa. Esta virada em sua carreira chamou a atenção e tornou-se pauta de uma produção de seriados olímpicos, que se empenhou em buscar as origens e mostrar os resultados.

Susi, como é conhecida, começou a treinar tênis de mesa quando tinha apenas 5 anos de idade e aplicou as doutrinas rígidas de seus pais como exemplo de disciplina para treinar ininterruptamente, a fim de aprimorar sua técnica no esporte.

Liu Jia na apresentação do time austríaco para os Jogos Olímpicos de 2008

Jia passou a infância inteira com uma raquete na mão até que, aos 15 anos, recebeu um convite para treinar e morar na cidade de Linz, sem saber onde era a Áustria ou sequer falar alemão. Fez as malas e no dia 17 de março de 1997 pegou um avião com destino ao desconhecido, vivenciando o maior “choque cultural” de sua vida.

O Olympic Channel, assim como fizera com outros ídolos do esporte, lançou o décimo primeiro episódio da série Flag and Family (Bandeira e Família, traduzido para o português) dedicado a contar a trajetória da atleta e como foi este processo de mudança da China para a Áustria.

Um dos momentos mais marcantes em sua carreira, no entanto, não foi ao subir no pódio. Liu Jia foi indicada para representar e carregar a bandeira da Áustria na abertura da Olimpíada do Rio, em 2016 – alcançando cinco Jogos consecutivos –, conforme ofício do Comitê Olímpico Internacional (linha 16).

Apesar de não ter conquistado uma medalha em Olimpíadas, Liu Jia se diz muito orgulhosa de suas conquistas em outros campeonatos, e agradecida por ter tido a chance de desenvolver a carreira em um “país aberto às oportunidades” como a Áustria.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Liu Jia em ação no tênis de mesa” (Fonte):

https://d3mjm6zw6cr45s.cloudfront.net/2018/09/LIU-Jia_Remy-Gros.jpg

Imagem 2 “Liu Jia na apresentação do time austríaco para os Jogos Olímpicos de 2008” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e5/Liu_Jia_Wien2008.jpg

Wilson Mencaroni - Colaborador Voluntário

Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela Business School São Paulo (BSP), Bacharel em Relações Internacionais no Centro Universitário Fundação Santo André - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bolsista pelo CNPq em 2009 com o projeto de iniciação científica "A Soberania Nacional em face dos Tratados Bilaterais: A Questão do Tratado de Itaipu". Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração, direito, democracia, segurança e negociação internacional. Em sua carreira, conquistou o cargo de Gerente de Negócios Internacionais. Está em contato com o comércio exterior, aprofundando seu conhecimento e focando suas habilidades para os procedimentos de importação. Já participou de diversas feiras internacionais, representando sua empresa, tendo a função de estreitar o relacionamento com fornecedores, investidores e clientes estrangeiros, além de trabalhar a marca da empresa e conquistar distribuições em diferentes continentes.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!