LOADING

Type to search

Austrália revogou a proibição à exportação de urânio para a Índia

Share

Neste domingo, 4 de dezembro, o partido governista da Austrália votou* a favor da revogação da proibição à exportação de urânio para a Índia, apesar da forte oposição de críticos** que argumentam que tais vendas não são seguras, pois a Índia não assinou o “Tratado de Não-Proliferação Nuclear” (TNP).

 

Precisamos garantir que em todas as nossas regiões tenhamos os mais fortes relacionamentos possíveis, incluindo com a maior democracia do mundo, a Índia”**, declarou a primeira-ministra Julia Gillard.

Qualquer venda de urânio à Índia deverá ser acompanhada de garantias de que o minério só será utilizado para fins civis, na produção de energia, e não para fins militares, completou** a Primeira-Ministra australiana.

A Austrália tem 40% das reservas mundiais de urânio**, mas só vende o material a outros países sob rigorosas condições para evitar que possa ser destinado a aplicações militares.

—————————————

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,australia-revoga-veto-a-exportacao-de-uranio-a-india,806590,0.htm

** Ver:  

http://jornal.ceiri.com.br/2011/11/16/australia-pretende-anular-a-proibicao-da-venda-de-uranio-a-india/

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!