Com objetivo de diversificar a economia da Bahia (nordeste do Brasil), está em fase de construção o seu “Parque Tecnológico”. Os organizadores deste empreendimento estão buscando parceiros alemães para a área de “terapia celular” e para a implantação de um “centro de diálise” e uma “unidade de fabricação de produtos de higienização”.
O complexo deve ser inaugurado ainda este ano e vai abrigar empresas de base tecnológica, centros de pesquisas, universidades e incubadoras de empresas, proporcionando qualificação de mão de obra e fomentando à competitividade das empresas locais.
Para atrair o interesse dos alemães, o senador baiano Walter Pinheiro está na Alemanha visitando empresas e conhecendo tecnologias. Algumas instituições alemãs já fecharam Acordos com o “Parque Tecnológico”, como o instituto de pesquisa alemão “Fraunhofer”, que vai integrar o “Tecnocentro”, prédio central do empreendimento, juntamente com a “Universidade Federal da Bahia”.
De acordo com a agência de notícias “AHK Brasil”*, o “Parque Tecnológico” já recebeu investimento de mais de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura e equipamentos, com recursos do “Governo da Bahia” e do “Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”.
———————————
Fonte Consultada: