LOADING

Type to search

Banco Central do Japão intervém para frear alta do Iene

Share

Na última quarta-feira, 3 de agosto de 2011, o Primeiro-Ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou que a moeda japonesa Iene se transformou em uma “fonte de preocupação” para o governo japonês.

 

O governo solicitou ao “Banco Central do Japão” (BoJ) a criação de uma política monetária a fim de amparar a economia. No dia 4 de agosto, o BoJ iniciou sua reunião mensal para decidir a medida a ser realizada. Normalmente, ela tem duração de dois dias, mas neste caso, o tempo foi reduzido.

Antes de a reunião iniciar, o Governo interveio no mercado de divisas para frear a valorização do Iene. Após a intervenção, o dólar apresentou índices de aumento. Como resultado da reunião, o governo japonês decidiu expandir seu programa de compra de ativos para 50 trilhões de ienes (aprox. 441 bilhões de euros) a fim de injetar dinheiro na economia e estimular o crescimento. As taxas básicas de juros continuam entre 0 e 0,1%. A economia do Japão é sustentada pela exportação, assim, qualquer índice de fortalecimento do Iene é preocupante.

——

Informações da “Agência EFE”.

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!