LOADING

Type to search

Share

Na quinta-feira passada, 9 de julho, o Banco do BRICS declarou que, estando em operação, a concessão de financiamento para projetos será realizada de forma transparente e simples, algo que, de acordo com o ministro das finanças russo Anton Siluanov, haverá possibilidade de financiamento para projetos de infraestrutura já para o ano de 2016.

O Banco do BRICS possui uma reserva de capital inicial de 100 bilhões de dólares, será utilizado por empresas dos países membros, possibilitando-as utilizarem do recurso internacional para projeção transnacional ou expansão interna, com vantagens distintas das oferecidas por Bancos convencionais.

De acordo com especialistas, o Banco do BRICS pode ser observado como uma câmara de fomento de negócios, que se concentrará na projeção e incentivo de expansão dos negócios dentro dos países membros e também entre estes, garantindo, assim, a oportunidade necessária para tais países permanecerem com competitividade corporativa no cenário global.

Outros analistas entendem, a partir da ótica de Relações Internacionais, que o Banco do BRICS coloca de lado a perspectiva de que o crédito internacional proporcionado por outros Bancos regionais ou internacionais poderiam dar chance às instituições empresariais dos BRICS para se projetarem com força em mercados internacionais, preservando os seus interesses. Em síntese, ele as substituiria garantindo que realmente isso se processe.

O crédito pode ser concedido sob condições que irão dar vantagem estratégica a quem interessar. Dessa forma, é preciso entender o Banco do BRICS como uma ferramenta político-estratégica para os países membros.

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/BRICS#/media/File:BRICS_heads_of_state_and_government_hold_hands_ahead_of_the_2014_G-20_summit_in_Brisbane,_Australia_(Agencia_Brasil).jpg

————————————————————————————————

Fonte Consultada:

VerBRICS bank to consider new infrastructure projects by 2016 finance minister” (Publicado em 9 de julho de 2015):

http://rt.com/business/272701-brics-bank-projects-pool/

Tags:
Daniel Costa Sampaio - Colaborador Voluntário Júnior

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.