LOADING

Type to search

Berlusconi renuncia e Mario Monti assumi o posto de “Primeiro-Ministro da Itália”

Share

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, apresentou neste sábado, 12 de novembro, sua renúncia* ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, pondo fim a um período de 17 anos na liderança política do país.

 

A assinatura do “Pedido de Renúncia” chegou horas após a “Câmara dos Deputados” ter aprovado as medidas anti-crise exigidas pela “União Europeia” (UE) para garantir a estabilidade financeira e reduzir a enorme dívida pública do país, que atualmente corresponde a 120% do “Produto Interno Bruno” (PIB).

Após a saída de Berlusconi, o presidente Giorgio Napolitano iniciou** uma série de reuniões com partidos políticos em seu palácio e solicitou ao ex-comissário europeu Mario Monti para formar um Governo composto de tecnocratas em tempo para a abertura dos mercados nesta segunda-feira, 14 de novembro. Ontem, Mario Monti*** assumiu oficialmente**** o cargo de “Primeiro-Ministro da Itália” que, agora, tem como missão indicar o quanto antes quem integrará seu gabinete.

Neste momento, analistas indicam que o novo Premiê enfrentará uma forte oposição pública e política a algumas das duras medidas de austeridade que terá de implementar para satisfazer o mercado e os líderes da “Zona do Euro”.

——————–

Fontes Consultadas:

* Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1005894-queda-de-berlusconi-e-duro-golpe-para-seu-imperio-de-midia.shtml

** Ver:

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,presidente-italiano-corre-para-nomear-novo-governo,798209,0.htm

***Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1005717-mario-monti-e-a-antitese-de-silvio-berlusconi.shtml

**** Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1006050-novo-premie-da-italia-mario-monti-reforca-urgencia-para-conter-crise.shtml

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!