LOADING

Type to search

BID aprova empréstimo para expansão de correspondentes bancários no nordeste do Brasil

Share

O “Banco Interamericano de Desenvolvimento” (BID) aprovou um empréstimo de US$ 5 milhões com objetivo de financiar o oferecimento de crédito a pequenos estabelecimentos comerciais, os populares mercadinhos e a seus clientes.

 

De acordo com nota oficial do BID*, os recursos serão utilizados pelo “Banco Gerador” (BG), instituição financeira que opera com correspondentes bancários em mercadinhos. Com estes recursos, os estabelecimentos terão condições de melhorar sua gestão e ampliar o leque de serviços prestados à população, que por sua vez passará a contar com serviços bancários básicos, como os de pagamentos de contas de luz, água, telefone, entre outros.

O Programa também envolve a criação de um projeto-piloto denominado “Universidade Mercadinho”. Com o apoio do BID e a participação do SEBRAE, o BG proverá treinamento e educação financeira tanto para os donos e funcionários dos estabelecimentos comerciais quanto para os clientes, garantindo a “bancarização” de setores que estão à margem do sistema financeiro.

———————

* Fonte Consultada:

http://www.iadb.org/es/noticias/comunicados-de-prensa/2011-10-21/banorte-todo-dia-pequenas-y-medianas-empresas,9624.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.