LOADING

Type to search

BID concede empréstimo de US$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul para prevenção a violência

Share

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou[1] um empréstimo de US$ 50 milhões para o estado do Rio Grande do Sul (Sul do Brasil) para ser destinado a programas de prevenção a violência para jovens entre 15 a 24 anos.

De acordo com o Documento elaborado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS) para o BID[2], nos últimos anos, a taxa de criminalidade piorou no estado e sete em cada dez habitantes relatam sentir medo de serem vítimas de um homicídio.

O Programa estará focado[2] nas cidades com os maiores índices de vulnerabilidade juvenil à violência do estado do RS: Alvorada, Porto Alegre e Viamão. Essas cidades possuem taxas de abandono e reprovação escolar maiores do que a média do Rio Grande do Sul e do país o que, segundo o organismo, afeta a empregabilidade dos jovens.

O Documento[2] informa ainda que a Polícia Militar e a Polícia Civil apresentam falhas de informação que os impedem de realizar ações efetivas de prevenção. Para superar as falhas detectadas, valores deverão ser investidos nesse programa em tecnologias da informação para melhorar os registros policiais e fomentar a capacitação na coleta e análise de informações criminais e será fortalecido o processo de formação de investigação policial. Também está prevista a construção de seis Centros de Juventude para os jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A previsão inicial é que, dentro de quatro anos, 32 mil jovens não abandonem a escola e 51 mil desenvolvam sua primeira experiência de trabalho.

—————————————————————-

Imagem (Fonte):

 bid

—————————————————————-

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.iadb.org/es/noticias/comunicados-de-prensa/2014-07-03/programa-de-seguridad-ciudadana-en-brasil,10860.html

[2] Ver:

http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=38891588

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!