LOADING

Type to search

BID financia restauração de duas “Usinas Hidrelétricas” no Brasil

Share

Considerado um dos maiores investimentos já feitos em eficiência energética no Brasil, o “Banco Interamericano de Desenvolvimento” (BID) realizará um empréstimo de US$128 milhões para financiar parte da reabilitação e modernização da “Usina Hidrelétrica de Furnas” e da “Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto de Carvalho” com o objetivo de aumentar a produção de energia, reduzir os custos de manutenção e dobrar a vida útil das instalações.

 

De acordo com nota do BID, essas usinas estão em funcionamento desde 1963 e 1969, respectivamente, e foram projetadas para produzir um total combinado de 2.266 megawatts de eletricidade, já tendo ultrapassado a vida útil prevista de 30 anos. A construção de novas usinas de geração de eletricidade para suprir essas deficiências custaria até quatro vezes mais por megawatt do que a restauração das instalações atuais, esclareceu o BID.

São estimados US$600 milhões para restaurar completamente as turbinas, os geradores e os equipamentos mecânicos, assim como modernizar os sistemas de controle, supervisão e proteção das usinas, juntamente com os equipamentos associados. Furnas está financiando o saldo do projeto com recursos próprios.

Ao prolongar a vida útil das barragens e da infraestrutura atuais, o projeto capacita Furnas a produzir eletricidade de baixo custo para a próxima geração a uma fração do custo de novas usinas”*, afirmou Sylvia Larrea, a líder da equipe do projeto no BID. “Isso também permite evitar os problemas sociais e ambientais associados a novas construções, permitindo que o Brasil mantenha sua reduzida pegada de carbono na geração de energia e reduzindo a pressão de desenvolver novas fontes de energia”*, concluiu a responsável.

———-

Para mais informações sobre o projeto acesse:

 http://www.iadb.org/pt/projetos/project-information-page,1303.html?id=BR-L1278

* Fonte:

http://www.iadb.org/es/noticias/comunicados-de-prensa/2011-07-28/brasil-renueva-dos-plantas-de-energia-hidroelectrica,9481.html

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!