LOADING

Type to search

BID lança plataforma para conectar as comunidades Afro aos seus governantes

Share

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Associação Nacional de Prefeitos e Governadores de Municípios e Departamentos com População Afrodescendente (AMUNAFRO) da Colômbia lançaram[1] uma plataforma digital que tem por objetivo permitir aos cidadãos propor ideias para solucionar problemas que afetam as comunidades afrodescendentes.

A plataforma www.somosafro.org pretende fortalecer as comunidades afrolatinas e afrocaribenhas ao publicar as ideias dos cidadãos, permitir votações sobre essas ideias, divulgá-las e dar seguimento aos resultados.

De acordo com o que foi divulgado[2], as propostas que tiverem maior apoio serão estudadas por Prefeitos e Governadores para implementação. No Brasil, está prevista a participação da cidade de Salvador, mas outras cidades também podem participar.

Segundo as informações do BID, “mais de 150 milhões de pessoas de ascendência africana vivem por todo o continente, incluindo 80 milhões no Brasil e cerca de 12 milhões na Colômbia[1].

SomosAfro.org é um resultado da Terceira Cúpula Mundial de Prefeitos Afrodescendentes, realizada em Cali e Cartagena (Colômbia), em setembro de 2013, que visa desenvolver e promover o uso de novas ferramentas de participação social que possam gerar um impacto positivo sobre o desenvolvimento local e o intercâmbio de boas práticas nas áreas sociais, econômicas e culturais de suas comunidades.

—————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.iadb.org/en/news/news-releases/2014-05-21/tool-launched-to-help-communities-of-african-descent,10823.html

[2] Ver:

http://somosafro.org/

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!