LOADING

Type to search

BID se associa com o “Fundo Nórdico de Desenvolvimento” para financiar projetos de eficiência energética na América Central

Share

O BID se associou com o “Fundo Nórdico de Desenvolvimento” (NDF, em inglês) para por em marcha um programa de investimentos de €1,5 milhão com o objetivo de apoiar empresas localizadas na América Central que pretendam adotar tecnologias limpas e melhorar sua eficiência energética.

 

O Programa focará as empresas da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala,  de Honduras e da Nicarágua. Ele proporcionará doações para financiar auditorias energéticas e estudos de viabilidade sobre energia limpa que ajudarão às empresas a identificar oportunidades concretas de investimento, visando propiciar melhorias aos efeitos derivados das mudanças climáticas.

De acordo com Patrick Doyle, chefe de equipe do Projeto, “A eficiência energética é uma fonte de baixo custo que estimula poupança financeira e permite a redução de emissões. Contudo, as oportunidades de investimento em eficiência energética e comprovadas tecnologias existentes ainda são pouco exploradas na América Latina e Caribe”*.

Espera-se que esse projeto estimule às empresas participantes a investirem mais de US$ 15 milhões em melhoras relacionadas com a eficiência energética no decorrer dos próximos dois anos, o que poderia gerar uma redução das emissões de gases de efeito estufa de mais de dois milhões de toneladas métricas.

——————

* Fonte: BID

http://www.iadb.org/es/noticias/comunicados-de-prensa/2011-10-03/fondo-donante-de-enficiencia-energetica,9579.html

** A respeito do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo do BID:

O “Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo do BID” (SCF, em inglês) administra no BID todas as operações sem garantia soberana dos projetos em grande escala, assim como aqueles vinculados às empresas e instituições financeiras na América Latina e Cariba. Através de seu programa de empréstimos sindicados, este Departamento desempenha um papel catalisador, ajudando a mobilizar recursos de terceiros mediante a associação de “Bancos Comerciais”, “Investidores Institucionais”, Cofiadores e outros Cofinanciadores de projetos que tenham um alto impacto no desenvolvimento.

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!