LOADING

Type to search

Bolívia e Argentina firmam Acordo de Cooperação no setor energético

Share

Na terça feira passada (dia 20), Bolívia e Argentina fecharam Acordo de Cooperação Internacional, na cidade boliviana de Tarija. Na reunião, composta pelo Ministro do Planejamento Argentino, Julio de Vido, e pelo Ministro de Energia da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, foi decidida a venda de 440 megawatts de energia elétrica para o Governo argentino. Os dois países planejam construir uma linha de transmissão entre as cidades de Yaguacua (Bolívia) e Tartagal (Argentina). Neste sentido, a estimativa é de que esta venda chegue a 500 megawatts[1].

O presidente boliviano Evo Morales também estava presente e enfatizou que estes Acordos representam o aprofundamento das relações entre os dois países no setor econômico e energético.  De acordo com Luis Alberto Sánchez, a Bolívia pretende realizar operações em conjunto com o Governo argentino para a exploração de hidrocarbonetos. Além disso, o Ministério da Defesa Boliviano estuda a compra de radares da Argentina para a proteção do espaço aéreo[2].

Desde o início do ano, a Bolívia e a Argentina vem se aprofundando na cooperação internacional. No mês de março, ambos firmaram três acordos no setor energético. O primeiro para projetos de geração de energia, firmados entre o Ministério dos Hidrocarbonetos da Bolívia e o Ministério dos Investimentos Públicos e Serviços da Argentina. O segundo refere-se a ação conjunta entre os dois países para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia nuclear, para fins médicos. O terceiro significa a parceria da estatal boliviana ENDE Corporación com a Compañía Administradora del Mercado Mayorista Eléctrico S.A. (CAMESA) de Argentina, através de um intercâmbio em energia elétrica[3].

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):
http://www.la-razon.com/economia/Acuerdo-Bolivia-vendera-Argentina-MW-electricidad_0_2366763338.html

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.la-razon.com/economia/Acuerdo-Bolivia-vendera-Argentina-MW-electricidad_0_2366763338.html

[2] Ver:

http://www.lostiempos.com/diario/actualidad/economia/20151021/bolivia-vendera-a-argentina-440-mv-de-electricidad_319844_709609.html

[3] Ver:

http://www.elpaisonline.com/index.php/2013-01-15-14-16-26/centrales/item/191249-en-30-dias-bolivia-y-argentina-concretaran-venta-de-energia

Gabriel Sandino de Castro - Colaborador Voluntário 1

Mestrando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (NEPRI/UFU).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.