LOADING

Type to search

Brasil amplia cooperação na área de defesa

Priscila Rodrigues Pereira 12 de março de 2012
Share

Durante esta semana, Brasil e Colômbia firmaram Acordo para regulamentar o funcionamento da “Comissão Binacional Fronteiriça” (Combifron), responsável pelo “Plano Binacional de Segurança Fronteiriça”. A Combifron será uma Comissão permanente que atuará vinculada aos Ministérios da “Defesa” e das “Relações Exteriores” dos dois países e ao “Ministério da Justiça” brasileiro.  Seu objetivo central é coordenar o combate ao “crime organizado” e a “defesa aos recursos naturais e biodiversidade” da região fronteiriça amazônica.

 

O “Plano Estratégico de Fronteiras”, lançado em junho de 2011 pela presidente Dilma Rousseff propõe uma série de Acordos na área deDefesa com países vizinhos ao Brasil. Este com a Colômbia foi o primeiro deles.

O ministro Celso Amorim também tem trabalhado para estreitar a relação de cooperação bilateral na área de Defesa com Cabo Verde. Em reunião, o seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Tolentino, demonstrou interesse em intercâmbio de expertise, principalmente nos segmentos de “Segurança Marítima” e “Busca e Salvamento” (SAR).

O Brasil ofereceu ao país africano vagas em “Escolas Militares” nacionais de formação de praças e oficiais e comentou a possibilidade de oferecer vagas a militares da “Guarda Costeira” cabo-verdiana em escolas de formação de pessoal da força marítima. Além disso, foi acordada a criação de uma pequena “Missão da Marinha Brasileira” em Cabo Verde e o fornecimento de apoio técnico e científico brasileiro para o levantamento da plataforma continental do país.

—————-

Fontes:

Ver:

https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias-do-md/2454895-08032012-defesa-brasil-e-colombia-regulamentam-acao-da-comissao-binacional-fronteirica.html

Ver:

https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias-do-md/2454900-09032012-defesa-brasil-e-cabo-verde-aprofundam-cooperacao-na-area-de-defesa.html

Tags:

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.