LOADING

Type to search

Brasil aplica direito antidumping contra Ucrânia

Share

Segundo resolução publicada no Diário Oficial da União[1], no dia 20 de junho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) determinou a aplicação do Direito Antidumping por até seis meses às importações de tubos de aço, sem costura, originárias da Ucrânia.

Os importadores poderão continuar trazendo os produtos deste país, mas terão de acrescentar ao custo uma sobretaxa que varia de US$ 145,78 a US$ 637,74 por tonelada a ser importada. Os tubos de aço carbono, sem costura, de condução (line pipe) são utilizados em oleodutos ou gasodutos.

A prática de dumping consiste na venda de produtos e serviços, para um país, por preços bem inferiores aos praticados no país de origem com o objetivo de eliminar a concorrência. Essa prática de comércio é considerada desleal e é combatida por meio de investigações dos governos e pela aplicação de sobretaxas, dentre outras medidas.

No caso, após conclusão definitiva das investigações dos técnicos brasileiros, a vigência do Direito Antidumping poderá ser estendida por até cinco anos.

—————————————————

Imagem (Fonte):

http://internationalforeigntrade.com/image/noticias/e7f3ad4d7aedfd713af95f2338ad6819.jpg

—————————————————

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=29&data=20/06/2014

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.