LOADING

Type to search

Brasil e Canadá anunciam a criação de 12 mil bolsas de estudo

Share

A presidente brasileira Dilma Rousseff e o governador-geral do Canadá, David Johnston (Representante da Chefe de Estado do país, a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II), anunciaram a criação de 12 mil bolsas de estudo para jovens brasileiros no Canadá, destacou em nota a “Folha de São Paulo”*.

 

Ainda de acordo com a nota, essa iniciativa faz parte do programa do “Governo Federal” brasileiro “Ciência sem Fronteiras”, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Este Programa federal prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Segundo o presidente do “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, estão em andamento três Acordos com o Canadá: um Consórcio com quatro universidades, um Convênio e um “Edital Aberto”, com previsão de 1.050 vagas. “E esse número deve se repetir no segundo semestre dos anos subsequentes. Temos uma perspectiva de milhares de estudantes indo para lá ao longo desse período do Ciência sem Fronteiras”, frisou o Sr. Oliva, em nota divulgada no site do programa “Ciência sem Fronteiras”**.

—————————

Fontes Consultadas:

*Ver:

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1081149-dilma-e-governador-do-canada-anunciam-12-mil-bolsas-de-estudo.shtml

** Ver:

http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/views/-/journal_content/56_INSTANCE_VF2v/214072/605238

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.