LOADING

Type to search

Brasil e Equador auxiliarão o Haiti a reconstituir o Exército

Share

Por solicitação do Governo do Haiti, o Brasil e o Equador auxiliarão o país a formar um novo Exército para substituir a “Força de Paz” da “Organização das Nações Unidas” (ONU) que vem fazendo a segurança desde 1994.

O presidente do Haiti, Michel Martelly, está procurando reconstituir o Exército nacional, pois, segundo ele, os haitianos preferem ter o país protegido por tropas próprias do que por soldados da ONU.

 

Numa reunião realizada no dia 26 de julho, entre o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e seu homólogo haitiano, Jean Rodolphe Joazile, ficou decidido o envio de uma Comissão formada por militares brasileiros a “Porto Príncipe” para conhecer melhor as necessidades relacionadas ao assunto.

Amorim confirmou que está preparado para ajudar o Haiti em tudo que precisar para restabelecer seu Exército, incluindo treinamento militar e engenharia. O Equador também prometeu apoio, mas nada específico foi divulgado até o momento.

———————————- 

Fontes Consultadas:

Ver:

http://www.eluniverso.com/2012/07/31/1/1361/ecuador-brasil-ayudaran-crear-nuevo-ejercito-haiti.html

Ver:

https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias-do-md/2455235-26072012-defesa-brasil-devera-cooperar-na-estruturacao-de-novas-forcas-de-defesa-para-o-haiti.html

 

Tags:
Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.