LOADING

Type to search

Brasil e Espanha firmam cooperação na área de transplantes

Share

No dia 11 de novembro[1], o Governo brasileiro assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade do Reino da Espanha, por meio da Organização Nacional de Transplantes (ONT). O Acordo prevê ações para adotar e aprimorar capacitações, qualificação e pesquisa na área de transplantes. Ocorrerá a formação de equipes de transplantadores em campos inéditos ou pouco explorados no país, como o transplante com coração parado (morte circulatória) e de múltiplos órgãos.

A Espanha é referência no desenvolvimento de transplantes no mundo e possui um dos programas públicos mais avançados no processo, desde a doação até a cirurgia. Apesar de geograficamente não possuir relação com o Brasil, os dois países se assemelham muito em questões técnicas, de legislação e de gestão[1], afirmou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Com o estabelecimento dessa parceria, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a experiências bem-sucedidas na Espanha, como as técnicas que permitem o aproveitamento não só do coração, mas mantém de outros órgãos sólidos, como pulmão e rins. Outro caso é o de cirurgias de intestino, que já são realizadas com sucesso na Espanha, mas pouco praticadas no Brasil, estando no estágio do campo de pesquisas, em São Paulo. Além disso, também pode haver troca de experiência nos chamados transplantes compostos ou de membros (braços e pernas), um tipo de procedimento raro.

Outros itens previstos são a discussão da legislação e regulação na área de transplantes, a prestação de serviços à população, melhoria do transporte e a garantia de qualidade dos órgãos doados para transplantes, avanços tecnológicos na área, além da organização de reuniões bilaterais, simpósios e outros encontros, com a participação de especialistas[1].

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://www.blog.saude.gov.br/images/arquivos_blog_saude/cora%C3%A7%C3%A3o_VStock_LLC_Tanya_Constantine_Tetra_Images_Corbis.jpg

—————————————————————————

Fonte Consultada:

[1] Ver:

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34709-brasil-e-espanha-firmam-acordo-para-troca-de-experiencias-em-transplantes

Daniela Alves - Analista CEIRI - MTB: 0069500SP

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).

  • 1

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
Olá!